CPTM abre licitação para os trens da linha do Aeroporto de Guarulhos

Empresa também lançou concorrência para os sistemas de operação da Linha 13-Jade, completando ‘pacote’ de construção da obra
Futura estação Aeroporto de Guarulhos da Linha 13-Jade
Futura estação Aeroporto de Guarulhos da Linha 13-Jade
Futura estação Aeroporto de Guarulhos da Linha 13-Jade
Futura estação Aeroporto de Guarulhos da Linha 13-Jade

A CPTM concluiu na semana passada o pacote de licitações para viabilizar a Linha 13-Jade, a primeira construída integralmente desde a sua existência – as demais foram herdadas de companhias como CBTU, Fepasa e outras. Para isso, a empresa abriu concorrência para os sistemas de telecomunicação, controle de tráfego e transmissão de dados da linha, além de ter publicado uma licitação para oito novos trens que serão usados na primeira fase de operação, entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto.

Como se sabe, a Linha 13 fará a ligação do Aeroporto de Guarulhos com a rede metroferroviária da Grande São Paulo. Por isso os oito trens serão equipados com bagageiros elevados a fim de facilitar a viagem de passageiros advindos do terminal aéreo. Mas a grande utilização da linha deve ser mesmo de moradores do entorno do aeroporto que passarão a ter uma alternativa mais veloz de chegar a capital.

A licitação para os oito trens será anunciada em 14 de março e prevê a entrega da primeira composição 19 meses após a assinatura do contrato. Ou seja, isso deve acontecer no início de 2018, época em que a linha deverá entrar em operação. Caso haja algum imprevisto é provável que a CPTM desloque alguns trens de outras linhas para iniciar a operação assistida.

Veja também: chega ao Brasil o primeiro da Série 9500 da CPTM

Total
1
Shares
Previous Post
Primeiro trem da Série 9500 da CPTM foi fabricado pela Rotem e chegou ao Brasil no final de janeiro

Chega ao Brasil o primeiro trem da Série 9500 da CPTM

Next Post
Chegada do tatuzão na nova estação Santa Cruz (foto: Metrô)

Tatuzão da Linha 5-Lilás se aproxima da estação Chácara Klabin

Related Posts