Primeiro trem da Série 9500 da CPTM foi fabricado pela Rotem e chegou ao Brasil no final de janeiro

Primeiro trem da Série 9500 da CPTM foi fabricado pela Rotem e chegou ao Brasil no final de janeiro (Paparazzi Ferroviário)

Chegou ao Brasil nesta semana o primeiro trem da Série 9500, parte de uma encomenda de 30 unidades feita pela CPTM à empresa sul-coreana Rotem. O comboio com a primeira composição foi visto numa rodovia próxima a São Paulo e fotografado pela página Paparazzi Ferroviário, do Facebook (veja mais imagens aqui).

De lá ele seguirá até Araraquara, cidade onde fica a fábrica da IESA, parceira da Rotem e que emprestou suas instalações para que fabricante possa finalizar o trem. A princípio, a IESA produziria a nova série porém problemas financeiros fizeram com que a Rotem decidisse montar as primeiras composições na Coreia. Nesse meio tempo a Rotem anunciou a construção de uma fábrica própria também em Araraquara, onde dará continuidade à fabricação dos trens da CPTM e também da nova encomenda do Metrô de Salvador.

Velhos trens aposentados

A Série 9500 faz parte de uma encomenda de 65 trens que a CPTM anunciou em 2013. A Rotem ficou responsável por 30 unidades e a CAF, por outras 35 unidades, a chamada Série 8500. Em comum, os dois modelos possuem ar-condicionado, open gangway (ligação entre todos os vagões), câmeras de segurança e também de retrovisores que substituem os espelhos externos. Mas a maior diferença está no desenho externo que prevê um anteparo lateral na parte superior dos vagões que esconde parte das instalações, dando ao trem uma aparência mais bem acabada – além de uma frente mais alta.

Com os novos trens, a expectativa é que quase todos os trens das séries antigas como 1100, 1400 e 2100 sejam aposentados. No momento, o Série 8500 já tem várias unidades entregues e em testes nas linhas. O governo do estado havia prometido que eles entrariam em serviço no final de 2015, mas agora acredita-se que isso ocorrerá no segundo trimestre.

Agradecemos a colaboração do Paparazzi Ferroviário