CPTM apoiará concessionária da Linha 7-Rubi mesmo após a transição operacional

Estatal será obrigada a apoiar a empresa privada durante a fase operacional por seis meses. Nova operadora deverá dispor de um ano para efetivar a transição operacional e absorver os conhecimentos teóricos e práticos
CPTM deverá repassar conhecimento para novo operador privado (Jean Carlos)
CPTM deverá repassar conhecimento para novo operador privado (Jean Carlos)

A concessão da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades deverá ter diversas etapas. Uma delas é a transição operacional entre a CPTM e a nova empresa privada que deverá ser treinada pela CPTM.

O presidente da CPTM, Pedro Moro, detalhou para os funcionários algumas das fases de transição que deverão ocorrer em breve. O dirigente adiantou que o contrato poderá ser assinado até o final deste mês, especificamente no dia 29 de maio.

O site também teve acesso ao contrato de concessão e ao Anexo III.B que fala em detalhes como será o processo de transição.

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Um dos principais detalhes que diferencia a concessão da Linha 7 da concessão das linhas 8 e 9 é a existência de uma fase preliminar.

A concessionária, após assinar o contrato, terá seis meses de preparação em que deverá estruturar pontos importantes do contrato como financiamento, apoio técnico, auditorias, etc.

Após estes seis meses iniciais deverá começar a Fase Pré-Operacional que terá duração de 12 meses. Esta fase é dividida em três etapas, sendo elas:

  1. Treinamento Técnico
  2. Treinamento em Campo
  3. Transferência/Monitoramento

Treinamento Técnico

A primeira etapa terá duração de 120 dias (quatro meses). Neste período a CPTM deverá realizar transferência de conhecimento operacional para a concessionária através dos multiplicadores.

Os multiplicados são a primeira leva de funcionários, geralmente de médio escalão, que deverão treinar os futuros funcionários de base da concessionária. Cada área possui uma carga horária de treinamento mínima definida em contrato.

Nesta etapa a CPTM mantém e opera o sistema. A concessionária define o modelo estratégico de operação e manutenção.

Detalhamento do treinamento técnico (SPI)
Detalhamento do treinamento técnico (SPI)

Treinamento em Campo

A segunda etapa terá duração de 150 dias (cinco meses). Neste período a concessionária deverá realizar o treinamento do seu pessoal. A capacitação será realizada pelos multiplicadores da nova operadora.

Os funcionários da concessionária terão direito ao uso do simulador de trens da CPTM que se encontra na Lapa. O equipamento de alta tecnologia permite a realização de treinamento com alto grau de realismo.

Nesta etapa a CPTM mantém e opera o sistema. A concessionária realiza a mobilização de suas equipes na Linha 7-Rubi.

Treinamento de maquinistas (SPI)
Treinamento de maquinistas (SPI)

Transferência/Monitoramento

A última etapa da Fase Pré-operacional tem duração de 90 dias (três meses). Neste período a concessionária deverá iniciar a ocupação parcial dos postos operacionais nas estações, CCO, tráfego e segurança pública.

Especificamente para a equipe de tração dos trens, um conjunto de maquinistas deverá supervisionar, durante os primeiros 30 dias desta etapa, a operação das composições pelos funcionários da concessionária.

Após esse período a CPTM manterá um supervisor de tração que vai orientar os funcionários durante a prática supervisionada.

Ao mesmo tempo, deverá ocorrer o acompanhamento da rotina de segurança das estações acompanhado por funcionários da CPTM. Ao longo do período apenas supervisores irão orientar os novos funcionários.

A concessionária só poderá implantar seu plano operacional após o término desta fase. Durante o período Pré-Operacional prevalecerá o modelo operacional vigente na CPTM.

Nesta etapa a concessionária mantém e opera o sistema. A CPTM inicia a desmobilização com a retirada gradual de seus funcionários.

Apoio técnico na Fase Operacional

O apoio técnico na fase operacional é uma etapa adicional que foi inserida no contrato de concessão da Linha 7-Rubi. Após o término da Fase Pré-Operacional e início da Fase Operacional a CPTM deverá manter funcionários para auxiliar a concessionária.

Durante 180 dias (seis meses) funcionários da CPTM deverão trabalhar, obrigatoriamente, para a concessionária. O objetivo desta etapa adicional é permitir uma transição operacional sem impactos na qualidade do serviço, além de uma transição de conhecimento mais natural.

Profissionais da CPTM que deverão ser reembolsados (SPI)
Profissionais da CPTM que deverão ser reembolsados (SPI)

Segundo o contrato de concessão, estão previstos 110 funcionários para o apoio operacional. Na sua maioria maquinistas, compondo 75 vagas.

A concessionária, por sua vez, deverá fazer o pagamento integral de todos os funcionários seguindo valores estabelecidos pela CPTM. A valor total dos 110 funcionários por mês será de R$ 1,8 milhão (junho/2023)

Conclusão

A transferência operacional para a Linha 7-Rubi é maior do que a que ocorreu com as linhas 8 e 9. As lições aprendidas com o processo de transição da antiga concessionária serviram para reforçar as praticas neste trecho que apresenta maiores complexidades operacionais. O apoio técnico, por sua vez, é a garantir de que durante os primeiros momentos da concessão, a operação se mantenham estabilizada com mão de obra qualificada da CPTM.

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24 comments
  1. a CPTM e o metrô dão muito prejuízo, os ferroviários e metroviários são a elite do funcionalismo estadual e ganham fortunas e mordomia, tem que privatizar tudo , blablabla

    enquanto isso olha como Tarcísio economiza o dinheiro público:

    https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/05/17/procuradores-de-sp-terao-7-folgas-no-mes-ou-reembolso-em-dinheiro-por-excesso-de-trabalho.htm

    excesso de trabalho de promotor? kkkk. com 2 férias ao ano, recesso forense, e não batem cartão.

    1. Caro, Guile, o Estado eh refém dessa categoria. Pouco ou quase nada o Executivo pode fazer nesse caso.

      1. Refém o que colega? São trabalhadores que tem que ser altamente especializados e com atuação precisa e que no fim sofrem achaques do estado como se fossem o coisa ruim. O estado fica refém é dessas privatizações que tiram dinheiro do estado , da empresa estatal e dos trabalhadores, mas no fim não geram nenhuma melhora.

    2. Desde quando o Poder Judiciário e o Poder Legislativo são comandados pelo chefe do Poder Executivo?

      Guile, explique para nós como funciona o estado.

      1. Ivo, explique pq é favoravel a privatizar tudo

        Pra vc, então privatizar os lucros e socializar os prejuízos é o melhor para a população?

        Baldear na Barra funda e ser obrigado a fazer voltas inuteis e desnecessárias para chegar no ABC ou na linha 10 tb é o melhor para a população?

        Vai ver isso as 18:00hs na plataforma 4 na luz, que vai ter que compartilhar embarque e desembarque (hoje é só embarque)

        1. Guile, aponte aonde eu defendo privatização.

          Eu não defendo privatização (que não é a mesma coisa que concessão), defendo que os estatistas tenham coerência e defendam o modelo com argumentos sensatos, não com violência e imposição de sua vontade sobre o povo.

          A Linha 710 nunca fez sentido, foi só uma proposta eleitoreira para justificar a falta de obras na Linha 7. Não trouxe benefícios para a maioria dos passageiros e ainda prejudicou a Linha 7 (que ficou sem obras).

          1. Esta afirmação de que “a Linha 710 nunca fez sentido…” só pode ter vindo de alguém que não frequenta transporte público regularmente e ignora aquele slogan da campanha do Metrô-SP em uma campanha recente: “A melhor forma para se flexibilizar o que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e minimizar aglomerações e superlotações, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com menor tempo possível e um mínimo de transbordos possíveis em menor tempo diário”, ou finge desconhecer as facilidades que esta linha proporciona!
            A Linha Integradora-710 ultrapassou em 21% a linha 11-Coral era a de maior demanda da CPTM (dados de 2017), é uma consolidação do projeto “Integração Centro” que teve suas origens no início do novo milênio e é a ÚNICA que reúne a possibilidade de plena integração em TODAS estações chaves do Metrô e da CPTM sem prejudicar e interferir nos serviços e linhas existentes, os “loops” e intervenções são independentes, e a sinalização totalmente compatíveis. A economia de tempo de deslocamento para a operação, com a redução no tempo de manobra e retorno, e a economia de tempo para os passageiros, que não precisaram mais realizar as desconfortáveis baldeações desnecessárias, se mostra formidável.
            Não se justifica em mais uma atitude afoita e sem planejamento algum com o poder público bancando ~R$ 600 milhões como contraprestação fixa pela operação da Linha 7 e do TIM até Campinas com baixíssima demanda menor que 10% (semelhante a atual Linha 13-Jade), serviços também incluídos na concessão uma mutilação e se desmembrar, pois comprovadamente não serão somente os passageiros do Linha Integradora-710 que serão prejudicados, mas de todo sistema Metrô CPTM, uma vez que se recebe diretamente conexões diretas com todas Linhas do Metrô, CPTM e Via Mobilidade, exceto as Linha 9-Esmeralda e 5-Lilás, que com pequenas expansões também é possível fazer, é novamente os gestores enfiando goela abaixo decisões precipitadas de mobilidade sem consultar os usuários, ao invés de facilitar.

          2. vc não defende privatização, imagina …

            os estatistas já cansaram de mostrar os dados que comprovam que a privatização não dá certo. agora pergunto, qual o argumento dos privatistas para defender seu ponto de vista? frases de efeito tipo privatiza que melhora, cabide de emprego, acaba corrupção, funcionário do governo é tudo encostado?

            me explica pq se a privatização fosse tão boa, pq o governador está comprando o MP? vc deve saber que o indicado ao cargo de procurador geral de justiça foi o terceiro da lista tríplice. vc também deve saber a quem esse nome agrada e a quem o governador foi pedir a benção. deve saber também que a operação contra as empresas de ônibus ligadas ao crime organizado foi apenas para atingir o presidente da câmara dos vereadores e forçar a votação e aprovação da privatização da sabesp. se vc é tão sabido dos bastidores, deve saber que tudo que possa respingar na CCR o governador manda aliviar.

            pq tanta sede pra privatizar a Sabesp e todas as empresas públicas tão rapidamente pelo atual governo? me explica

      2. Desde quando? Vc leu a matéria? Poxa Ivo foi projeto lançado pelo EXECUTIVO, pra querer defender a privatização e querer “lacrar” não sabe nem do que fala.

  2. Queria eu ter uma empresa e o Estado vir dar treinamento e subsídio pros meus funcionários enquanto eu não gasto nada do meu patrimônio em know-how…

    É mais dinheiro dos SEUS impostos caindo no bolso de ricaço, e ainda tem gente que aplaude…

    Muito fácil defender privatização andando de Uber todo dia.

    1. Isso é para não acontecer o que aconteceu com as linhas 8 e 9, isso obriga a C2 manter e/ou melhorar a qualidade operacional da Linha 7 alcançada pela CPTM. E a linha 7 não foi privatizada foi concedida, o Estado ainda é dono da linha 7 porém não mais administra ela, isso não significa que a C2 pode fazer o que bem entender com a linha.

      1. A CPTM tem experiencia e know-how de mais de 20 anos na linha 7. O que a nova concessionaria tem? nada….

        Mais facil e barato FORTALECER e dotar a estatal de qualidade e eficiencia do que entregar nas mãos de quem só quer lucrar e vai enxugar o que for para obter o lucro.

        Muitos paises no mundo estão reestatizando pq viram que não deu certo privatizar serviços essenciais e o Brasil, assim como SP vai ter que aprender na dor que aqui não será diferente.

        Transporte publico não é mercadoria!

  3. kkkkkkkkk é como se vc vendesse sua casa, com tudo que tem dentro, a preço de banana, sendo que seus filhos seriam obrigados a continuar morando nela, só que agora pagando aluguel pros novos donos, e ainda ficaria lá meio que de plantão pra ajudar o novo dono a fazer uma manutençãozinha aqui e outra ali… negócio da China!

    1. Mais isso vai ser melhor pra população! Gastar mais vinte minutos na ido ao trabalho, e enfrentar mais empurra-empurra e stress só pode ser algo bom, pois a iniciativa privada sempre proporciona o melhor pra sociedade!

  4. vai ser privatizada e será péssima igual a linha calamidade. ..deixar de fazer o serviço 710 e outra burrice ter que ficar baseando é uma burrice gigante o usuário só vai perder tempo fazendo isso . esse governador só faz merda e só quer enfiar dinheiro no bolso esse panaca..

  5. É isso que os ricaços querem: empregados trabalhando 5×1, ganhando mixaria, e ainda batendo palmas pra eles como se, algum dia, pudessem chegar ao patamar dos exploradores. Venderam um sonho aos pobres tão danoso, que só lhes restaram mais nada além desse sonho.

  6. A que ponto chega o argumento de alguns desinformados desta alegação que a CPTM e o Metrô dão prejuízos, os Ferroviários e Metroviários são a elite do funcionalismo estadual e ganham fortunas e mordomia, ignorando que são técnicos e trabalhadores que tem que ser altamente especializados e com atuação precisa, certamente estão confundindo com algumas carreiras políticas que além de não baterem cartão ainda possuem veículos oficiais permanentes bancados pelo Estado a disposição não dependendo de transporte público!
    E a última deste falastrão forasteiro indicado pelo Bozo, é a mudança da sede do Palácio dos Bandeirantes para o dos Campos Elísios na região da cracolandia, pois veio aqui só para entregar tudo do nosso patrimônio, haja vista estar dando desconto de ~90% em terras invadidas do Estado pelos ricos fazendeiros na região do Pontal do Paranapanema. De assunção dos riscos pela operadora privada, agora o governo absurdamente finalizou com 90% das receitas do TIC-Campinas!
    Recentemente ele até tentou subir o tom ao criticar o Ministério Público por fiscalizações pertinentes e denunciar com clareza estas inumeráveis irregularidades comprovadas por tentar “governar” o Estado.
    Para o atual governador loquaz, a prioridade são as concessões atabalhoadas com dispêndios crescentes permanente para o Estado não se importando com rombos financeiros futuros no Estado próximos quando não estará mais lá e o número de usuários beneficiados conforme já demonstrados por inúmeros sites.

  7. Não bastasse a dinheirama pública injetada nessa…”privatização”(???), agora a CPTM também tem que repassar a sua bagagem técnica ao concessionário “na faixa”, pra logo depois tomar aquele pé-na-bunda.
    Acho que agora já sei porquê esta concessão teve apenas um candidato, e vencedor por w.o.:
    Os demais candidatos, por mais rodados que fossem, desconfiaram de tantas vantagens e regalias oferecidas pelo governo, em troca de tão míseras contrapartidas – aquela coisa do “quando a esmola é muita, o santo desconfia”. Agora nem dormem direito, de tão arrependidos por não terem tentado faturar esse oba-oba.
    Mais um leilão-moleza igual a esse, agora sim aparecerão candidatos até de outra galáxia!!!!

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