A CPTM assinou contrato com o consórcio Projetista L13 Leste, que será responsável pelos serviços de engenharia e arquitetura para elaboração de anteprojeto, estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira da extensão da Linha 13-Jade sentido leste de Guarulhos.
Agora resta apenas a emissão da ordem de serviço para que o anteprojeto de extensão do ramal após a estação Aeroporto Guarulhos comece a ser executado, com prazo de conclusão de 16 meses, ou seja, no final do segundo semestre de 2023. O custo do anteprojeto é de R$ 2,579 milhões, proposto pelo consórcio formado pelas empresas Egis , Oficina e Addax.
De posse desse estudo, a companhia poderá então decidir como implementá-lo, seu custo aproximado e futuras estações a serem construídas. A princípio, o novo trecho prevê quatro novas estações até Bonsucesso, bem próximo à Rodovia Presidente Dutra. A expansão também deverá incluir um pátio de manutenção ao norte do Aeroporto de Guarulhos.
Por falar no aeroporto, as novas estações deverão contonar o sítio aeroportuário, num evidente desperdício de oportunidade de ampliar o atendimento aos passageiros em caso de expansão dos terminais de Guarulhos, algo que está previsto no plano diretor da concessão.
Projetada para atender a uma demanda diária de 120 mil passageiros, a Linha 13-Jade está longe dessa meta atualmente. Os trens deveriam circular a cada oito minutos, mas desde abril o intervalo mínimo caiu de 20 para 15 minutos. Em abril, último dado disponível, passaram pelo ramal 344 mil usuários, o que significa uma média diária de 11,5 mil pessoas atendidas.
No início da gestão atual, uma previsão vista numa apresentação apontava o ano de 2024 para a conclusão da extensão até Bonsucesso, com 9,5 km a mais de vias a expectativa de atender a 233 mil passageiros diariamente.
