CPTM contrata empresa para estudos de trem entre Santos e Vale do Ribeira

A ligação regional faz parte dos “compromissos” da estatal ferroviária paulista para o quadriênio de 2025 a 2028.

Ferrovia Santos Cajati
Ferrovia Santos Cajati (Reprodução)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou nesta quarta-feira (2), ter selecionado a empresa responsável por estudos que vão complementar o projeto de trem regional no Vale do Ribeira/Litoral Sul.

A contratada é a “Solo Topografia e Georreferenciamento Ltda.” peo valor de R$ 244 mil para efetuar o levantamento aerofotogramétrico planialtimétrico georreferenciado do percurso em potencial. Trata-se na prática do registro fotográfico que permite obter maior conhecimento da área onde futuramente os trens devem passar.

O levantamento de informações compreende o projeto de trem entre a cidade de Santos, na Baixada Santista, até Cajati, cidade localizada no sul do estado, no Vale do Ribeira.

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A possível futura linha faz parte de um compromisso/programa de metas da CPTM para em até 2028 finalizar todos os estudos e reativar um atendimento antes realizado pela FEPASA. A linha inclusive já foi mencionada pelo governador Tarcísio de Freitas em algumas oportunidades.

Uma das possibilidades é aproveitar o antigo traçado, partindo de Santos, passando por Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Pedro de Toledo, Itariri, Juquiá, Registro e Cajati, como pode ser visto no mapa abaixo.

Ligação da Baixada Santista com Cajati (Jean Carlos)
Ligação da Baixada Santista com Cajati (Jean Carlos)

Apesar da ideia preliminar, não existem ainda detalhes mais aprofundados da intenção desta nova linha, como o emprego de trens regionais, trens metropolitanos convencionais ou outra forma de serviço.

O contrato com a Solo Topografia tem vigência de nove meses contados a partir da assinatura.

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Ligeiro
Ligeiro
9 horas atrás

Parte do antigo traçado já sofre com ocupações lindeiras ou utilização pelos poderes públicos municipais (como transformação em avenida ou rua).

Acho que todo estudo e oferta de serviço futuro DEVERIA já vir com algum pré-estudo baseado em atuações de fãs de transporte ou sites como “estações ferroviárias” (do Ralph Giestbrecht) que documentam as evoluções e retrações dos serviços ferroviários. E não creio que custe muito que o equivalente a um carro alugado, uns dois ou três tanques cheios de gasolina, três refeições diárias e ao menos uma hospedagem em algum lugar.

O ideal é que todo projeto seja visto in loco mesmo. Se os interessados tiverem real interesse, não duvido que ao invés de gastarem o dinheiro em uma churrascaria de luxo, gastam nesta aventura um pouco.
(E também vão entender a quem realmente vai precisar o transporte, no caso os locais de todos os municípios onde vão passar)

Santiago
Santiago
1 minuto atrás

É o início de um começo.
Não deixa de já ser alguma coisa.
Torço muito para que um dia torne-se realidade, e não demore gerações para isso acontecer.