A CPTM formalizou nesta quinta-feira (16) o contrato para supervisão do projeto executivo, fabricação, fornecimento e instalação do Sistema de Controle de Tráfego (SCT), do Sistema de Transmissão Óptico (STO) e do suprimento de energia da extensão da Linha 9-Esmeralda.
As obras de extensão da Linha 9-Esmeralda, que é operada pela ViaMobilidade, são de responsabilidade da CPTM. Cabe à estatal a finalização e operacionalização do novo trecho.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A implantação do SCT e STO são obras correlatas que se referem ao sistema de sinalização, componente importante para o controle de trens no novo trecho. O SCC (Sistema de Controle Centralizado) é responsável pelo comando e gerenciamento através do CCO.

Além disso, o contrato estipula a supervisão da implantação do sistema de energia do trecho entre Mendes e Varginha. O suprimento de extra permitirá o aumento da oferta de trens que poderão circular até a futura estação terminal.
A empresa vencedora do certame foi a SMZ Consultoria em Automação e Controle Ltda. que ofereceu o valor de R$ 1,6 milhão para o serviço. O prazo do contrato foi estipulado em 12 meses.

As obras da estação Varginha estão avançando em ritmo satisfatório. O local já conta com itens de comunicação visual e a expectativa de abertura da parada é para o primeiro semestre de 2023.