CPTM contrata empresa para supervisionar sistema de energia e sinalização para extensão da Linha 9-Esmeralda

Contrato foi fechado por R$ 1,6 milhão pelo período de 12 meses. Expectativa da CPTM é abrir a estação Varginha no primeiro semestre deste ano
Empresa deve supervisionar a implantação de sistemas até a estação Varginha (Jean Carlos)
Empresa deve supervisionar a implantação de sistemas até a estação Varginha (Jean Carlos)

A CPTM formalizou nesta quinta-feira (16) o contrato para supervisão do projeto executivo, fabricação, fornecimento e instalação do Sistema de Controle de Tráfego (SCT), do Sistema de Transmissão Óptico (STO) e do suprimento de energia da extensão da Linha 9-Esmeralda.

As obras de extensão da Linha 9-Esmeralda, que é operada pela ViaMobilidade, são de responsabilidade da CPTM. Cabe à estatal a finalização e operacionalização do novo trecho.

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A implantação do SCT e STO são obras correlatas que se referem ao sistema de sinalização, componente importante para o controle de trens no novo trecho. O SCC (Sistema de Controle Centralizado) é responsável pelo comando e gerenciamento através do CCO.

Sistema de Sinalização da extensão da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Sistema de Sinalização da extensão da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

Além disso, o contrato estipula a supervisão da implantação do sistema de energia do trecho entre Mendes e Varginha. O suprimento de extra permitirá o aumento da oferta de trens que poderão circular até a futura estação terminal.

A empresa vencedora do certame foi a SMZ Consultoria em Automação e Controle Ltda. que ofereceu o valor de R$ 1,6 milhão para o serviço. O prazo do contrato foi estipulado em 12 meses.

Sistema de Energia da extensão da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Sistema de Energia da extensão da Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

As obras da estação Varginha estão avançando em ritmo satisfatório. O local já conta com itens de comunicação visual e a expectativa de abertura da parada é para o primeiro semestre de 2023.

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3 comments
  1. Não é o país que é uma comédia, é a concessão mal feita das linhas 8 e 9, eu não sei como não colocaram uma cláusula na concessão obrigando a cptm a ter que comprar os novos trem e reformar toda a infraestrutura destas linhas, para que a empresa que ganhou somente lucre, afinal o estado é muito benevolante com certo grupos empresariais, estado minimo só se for para a população, continuar pagando bastante imposto para estado ser bastante geroroso com alguns setores, principalmente no ramo das concessões

  2. Isso é que é um negócio de pai para filho. Aliás os governantes de São Paulo deve ter algum parente dono da CCR. Tá entregando tudo para o grupo: rodovias, ferrovias, metrô… Por falar em metrô, em 10 anos de contrato da linha 4 amarela, a CCR ganhou as linhas 8 e 9 de brinde. Alguém aí deve lembrar que antes de a CCR-Imobilidade “ganhar” a licitação, o Doria entregou mais de 1 bilhão para esse apadrinhado, que pagou, ou devolveu, 980 milhões, quase o dobro oferecido pelas concorrentes. Bom, pensa que tá ruim pra CCR, imagina para o estado que hoje paga R$ 6,28 por cada passageiro que acessa o sistema, é um negócio de pai pra filho ou não é?

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