CPTM contratará empresa para realizar a supervisão da implantação do CBTC nas Linhas 10 e 11

Além de realizar a supervisão da instalação do CBTC, a empresa também deverá ser responsável pelo gerenciamento do novo sistema de telecomunicações
Linhas 10 e 11 deverão receber novo sistema de sinalização (Jean Carlos)

A CPTM abriu recentemente licitação para contratar serviços de supervisão no projeto, fornecimento e instalação do sistema de sinalização CBTC e de Telecomunicações nas Linhas 10-Turquesa e 11-Coral.

Atualmente ambos os ramais operam com um sistema de sinalização mais antigo que funciona com base em blocos fixos, o Automatic Train Control (ATC). O sistema atual oferece segurança à operação, mas possui limitações quanto a quantidade de trens que podem ser usados de forma simultânea no carrossel.

O sistema CBTC, sigla para Communication Based Train Control,  permitirá a diminuição das distâncias dos chamados circuitos de via, além do automatismo total dos trens, conferindo maior desempenho operacional. A diminuição dos intervalos programados e aumento da oferta de trens é outra grande vantagem do novo sistema.

Entenda as diferenças dos sistemas de controle de trens ATC e CBTC
Entenda as diferenças dos sistemas de controle de trens ATC e CBTC

A modernização do sistema de telecomunicações poderá prover, entre outras melhorias, aumento na quantidade e qualidade de dados a serem transmitidos e a possibilidade de implantação de sistemas remotamente controlados a partir do CCO.

A empresa responsável pela supervisão deverá realizar a análise, controle e gestão de todas as atividades referentes à implantação dos sistemas, atuar em ações preventivas para a redução do impacto ambiental dos projetos e apresentar mensalmente relatórios gerenciais do progresso das obras em termos físicos e financeiros.

Sinaleiros ATC (descobertos) e CBTC (cobertos) em processo de instalação na Linha 10 (Jean Carlos)

O prazo para a execução dos serviços será de 36 meses a partir da data de início estabelecida em ordem de serviço. O orçamento para a supervisão da implantação do CBTC e do sistema de telecomunicações é de R$ 18,4 milhões.

Total
19
Shares
3 comments
  1. Que façam a Instalação logo do CBTC nas linhas 10,11 e 12 ,já que serão as únicas linhas pertencentes a eles nos proximos anos ,mas ainda tem chance da linha 10 ir a concessão futuramente tambem👀

    1. Estão instalando CBTC justamente pra que a empresa que abocanhe as linhas não precise gastar dinheiro com isso. É sempre assim, o Estado investe dinheiro público pra depois os empresários pegarem de mão beijada.

      1. Estão instalando esse CBTC nessas linhas desde 2010, logo você defende que esse investimento seja cancelado? Não é incoerente?

Comments are closed.

Previous Post

CPTM volta a remarcar licitação do terminal de ônibus da estação Varginha

Next Post

Mesmo com baldeação, estação Jardim Colonial já tem grande movimento de passageiros

Related Posts