A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou a suspensão dos ônibus da Operação PAESE que operam entre as Estações Brás e Tatuapé a partir do dia 15 de janeiro. A decisão foi tomada devido à baixa demanda registrada desde o início da interdição do trecho da Linha 12-Safira para a instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs).
A Operação PAESE, que oferecia uma das três opções de deslocamento para os passageiros impactados pela interdição, estava operando nos dias úteis, das 6h às 9h e das 16h às 20h, visando reforçar o transporte nos horários de pico da manhã e da tarde. Contudo, desde o início da interdição em 26 de dezembro de 2023, apenas 190 passageiros utilizaram o serviço, sendo 128 em dezembro do mesmo ano e apenas 62 nos primeiros oito dias de 2024.
Os novos AMVs, que estão sendo instalados para melhorar a infraestrutura da linha, formarão dois travessões em formato de “X” na Estação Brás, facilitando a chegada e partida das composições e proporcionando maior fluidez na circulação dos trens. Além da instalação dos AMVs, obras na rede aérea e outros sistemas de circulação são necessárias, justificando a paralisação total do trecho.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Como alternativa, os passageiros podem utilizar a Linha 11-Coral e a Linha 3-Vermelha do Metrô, que também atendem às estações Brás e Tatuapé. A transferência na Estação Tatuapé será gratuita durante todo o período de interdição, oferecendo opções mais rápidas para os usuários.
A CPTM afirmou que continuará monitorando os resultados da interdição no fluxo de passageiros nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, podendo adotar novas estratégias para minimizar o impacto no trajeto dos usuários.