CPTM decide suspender serviço PAESE entre Brás e Tatuapé a partir do dia 15 devido à baixa demanda

Viagem de ônibus passou a ser oferecida para minimizar impacto causado pela interdição do trecho entre as duas estações, que estão recebendo novos aparelhos de mudança de via, mas apenas 190 passageiros usaram serviço
Trem da Série 2070 na estação Brás (Jean Carlos)
Trem da Série 2070 na estação Brás (Jean Carlos)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou a suspensão dos ônibus da Operação PAESE que operam entre as Estações Brás e Tatuapé a partir do dia 15 de janeiro. A decisão foi tomada devido à baixa demanda registrada desde o início da interdição do trecho da Linha 12-Safira para a instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs).

A Operação PAESE, que oferecia uma das três opções de deslocamento para os passageiros impactados pela interdição, estava operando nos dias úteis, das 6h às 9h e das 16h às 20h, visando reforçar o transporte nos horários de pico da manhã e da tarde. Contudo, desde o início da interdição em 26 de dezembro de 2023, apenas 190 passageiros utilizaram o serviço, sendo 128 em dezembro do mesmo ano e apenas 62 nos primeiros oito dias de 2024.

Os novos AMVs, que estão sendo instalados para melhorar a infraestrutura da linha, formarão dois travessões em formato de “X” na Estação Brás, facilitando a chegada e partida das composições e proporcionando maior fluidez na circulação dos trens. Além da instalação dos AMVs, obras na rede aérea e outros sistemas de circulação são necessárias, justificando a paralisação total do trecho.

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Como alternativa, os passageiros podem utilizar a Linha 11-Coral e a Linha 3-Vermelha do Metrô, que também atendem às estações Brás e Tatuapé. A transferência na Estação Tatuapé será gratuita durante todo o período de interdição, oferecendo opções mais rápidas para os usuários.

A CPTM afirmou que continuará monitorando os resultados da interdição no fluxo de passageiros nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, podendo adotar novas estratégias para minimizar o impacto no trajeto dos usuários.

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4 comments
  1. Finalmente. Qqr um sabe que em janeiro e tendo as linhas 3 e 11 como suporte simplesmente nao precisava dos onibus…

    Se for pra pegar o onibus, o povo ja pega o da sptrans aue inclusive custa menos que o trem.

  2. é impressionante a morosidade na obra e o transtorno para nós passageiros. passo por lá todos os dias e vejo gatos pingados trabalhando. Acelera isso aí Tarcísio.

  3. Isso só prova que as pessoas só andam de ônibus por falta de opção, pois nem mesmo sendo gratuito (na verdade, “incluso” na passagem do sistema de trihos) esse PAESE atrai passageiros.

    O que as pessoas querem mesmo é andar em um transporte rápido, mais pontual, mais eficiente, cujo tempo de deslocamento se conhece e cujo tempo de espera seja relativamente curto.
    Tudo isto só mesmo um trem pode proporcionar.

  4. Finalmente. PAESE só mesmo para emergências ou interrupções súbitas sem soluções imediatas ou sem paliativos (via única) no sistema de trilhos.
    Esse trecho tem as linhas 3 e 11 para fazerem pontes com as estações afetadas.
    Outro caso que ainda acionam o PAESE é na manutenção programada das Linhas 8 e 9, aos sábados a noite, que, ainda afetam uma quantidade elevada de usuários.

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