Trecho da Linha 12-Safira ficará fechado por 2 meses para melhorias na circulação entre os trens

Interrupção entre Brás e Tatuapé começará no dia 26 de dezembro e deve terminar em 25 de fevereiro de 2024. Trabalhos envolvem a instalação de novos aparelhos de mudança de via, mais eficientes
Trem da CPTM: intervalo menor na Linha 12-Safira (CPTM)

A partir do dia 26 de dezembro, próxima terça-feira, até o dia 25 de fevereiro de 2024, o trecho entre as estações Brás e Tatuapé, da Linha 12-Safira, da CPTM, ficará completamente interditado para a instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), formando dois travessões (em formato de X), para facilitar a chegada e partida das composições na Estação Brás.

Por conta da complexidade das atividades, que exigem intervenções na rede aérea e em sistemas de circulação, a interdição é a forma mais ágil de executar os serviços na região. O período apresenta menor movimento por conta das férias, reduzindo o impacto na operação.

“As melhorias feitas em toda a extensão da Linha 12-Safira já reduziram o tempo de viagem de 63 para 53 minutos, mas por conta das restrições nas proximidades da Estação Brás, as composições não conseguem circular em velocidade normal no trecho. Com o Travessão em X, essas restrições irão acabar e a velocidade, consequentemente, aumentará”, explicou Pedro Moro, presidente da CPTM

Durante estes dois meses, as transferências na estação Tatuapé, com a linha 3-Vermelha, do Metrô, e 11-Coral, da CPTM,  estarão abertas em toda a operação comercial gratuitamente. A CPTM também acionará o sistema de ônibus gratuito PAESE para cobrir o trecho durante este período.

Região onde serão instalados os novos AMVs (GE)

Os novos AMVs formarão um “X” permitindo que os trens da Linha 12-Safira utilizem quase simultaneamente as plataformas 6 e 7 da Estação Brás, melhorando a circulação no trecho entre Tatuapé e Brás.

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Em 2022, a estatal realizou testes que demonstraram a eficiência na instalação destes aparelhos. Neste período, os trens chegavam e partiam apenas da plataforma 6. “O teste foi essencial para termos certeza da necessidade de implantação do X e os benefícios que ele traria”, disse Paulo Mota, Gerente de Circulação da CPTM.

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  1. O padrão com certeza será o UIC, pois é o que mais agiliza as manobras dos trens nos travessões de mudança de via, deveriam aproveitar e instalar novos AMVs Padrão UIC-60 perto do estacionamento de trens do Brás perto da Oficina de Roosevelt, pois ali poderiam manobrar com mais frequência os trens do Expresso Aeroporto em vez de próximo da Estação Belém, já que o X do Brás será usado pela Linha 12-Safira.

  2. Torço para que depois disso, a transferência paga no Tatuapé nunca mais volte. A CPTM evoluiu tanto nos últimos anos, que não tem cabimento pra um passageiro realizar a mudança pro Metrô. Os intervalos são relativamente baixos, os trens modernos e confortáveis, não tem mais desculpa para isso. O mesmo vale para Itaquera. Aí quem realmente precisa da integração nesses trechos (como eu), se ferra tendo que ir ao Brás e perder cerca de 20 minutos nessa ida e volta

  3. Lembro do teste quando os trens saiam apenas da 6, de inicio foi um caos mais logo a agilidade em chegadas e partidas foi excelente que eu não queria que terminasse mais, hoje é um saco o trem encostar e demorar 10 minutos para sair ficando superlotado. em relação as obras a L11 e L3 sofreram o inferno na terra com a demanda da 12, ainda acho que uma ativação temporária da plataforma 5 na estação Brás ajudaria mesmo que com maior intervalo ou viagens intercaladas, a cada 2 que parassem no Tatuapé um seguiria pela linha coral até a plataforma 5 de Brás ajudaria na dispersão de pessoal.

  4. Como ficara a situação da Linha 13-Jade que atualmente penetra na 12-Safira de acordo com o texto apresentado, toda vez que a Linha 13-Jade procedente do Alto Tietê se houver conexões em “X” como parece, as linhas ultra congestionadas 12-Safira e 11-Coral deverão ser bloqueadas obrigatoriamente em ambos os sentidos simultaneamente para que a Linha 13-Jade percorra e atravesse estacionando na plataforma oposta indicada no Brás, interferindo e congestionando ambas as linhas que já são ultra saturadas e ainda possuem cargueiros noturnos pois uma ocorrência do bloqueio de uma paralisa todas as três, o que é uma insensatez técnica, pois causará um enorme transtorno operacional absurdo por conta do gargalo existente nas proximidades da estação Brás não resolvido, com a certeza da lentidão crônica na aproximação desta região se agravará.

    1. Não dá pra entender nada do seu comentário. O Expresso Aeroporto usa a linha 11 pra passar pelo Brás, então não será afetada pelo bloqueio.

      1. Victor; “O questionamento se refere ao período de 26/12/23, até o dia 25/2/24”
        Se fizeres a leitura do mapa, verificaras que as Linhas 13, 12 e 11 nesta ordem, são paralelas e no sentido bairro centro, e o mesmo obviamente se aplica no sentido contrário, a 13-Jade interpenetra primeiramente em “Y” na Linha-12 na estação engº Goulart percorrendo um trecho e em seguida interpenetrando novamente em “Y” na Linha-11 antes do Brás, para só a partir daí seguir a Luz.
        Não me consta que exista esta interpenetração aérea e nem subterrânea diretamente da L-13 para a L-11 sem um cruzamento em nível obrigatório com a L-12.
        Não existe comprovação que segundo explicação do presidente da CPTM Com o Travessão em “X”, (que significa bloquear um Linha para outra passar) essas restrições irão acabar e a velocidade, consequentemente, aumentará.
        Ainda segundo o texto vago novos AMVs formarão um “X” na região indicada na foto, permitindo que os trens da Linha 12-Safira utilizem quase simultaneamente as plataformas 6 e 7 da Estação Brás, melhorando a circulação no trecho entre Tatuapé e Brás, mas é omisso e não informam como os trens procedentes da Linha-13 serão afetados no momento de interpenetrar em “Y” na Linha 11 rumo a Luz.

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