No mês de novembro de 2023, a CPTM formalizou a doação de uma locomotiva não operacional para uma instituição de preservação ferroviária do interior de São Paulo. O trem deverá ser utilizado em um futuro trem turístico.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A locomotiva foi construída na antiga Alemanha Oriental pela Lokomotivbau Elektrotechnische Werke (LEW) no final da década de 60 a atuou em operadoras como Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Fepasa.
O trem de numeração 7770 estava imobilizado desde 2019 devido a danos em seu motor. A locomotiva, que normalmente seria destinada para corte, deverá ser recuperada pelo Instituto Memória Ferroviária (IMF), que tem sede em Rio Claro.
A mesma instituição também recebeu a doação de três carros da antiga Série 1100. A proposta é de recuperar a antiga locomotiva para compor um trem turístico na região.

A prática de doação de material ferroviário para instituições contribui para a preservação do patrimônio histórico ferroviário e industrial, sendo utilizado como peças em museus estáticos ou dinâmicos através do restauro estético ou funcional dos trens.