BYD confirma chegada do primeiro trem da Linha 17-Ouro até junho

Fabricante chinesa reforçou também que o primeiro aparelho de mudança de via já foi instalado no Pátio Água Espraiada, em dezembro

Primeiro dos 14 trens do monotrilho da Linha 17-Ouro (STM)

A BYD SkyRail, empresa chinesa responsável pela fabricação dos trens de monotrilho que operarão na Linha 17-Ouro, afirmou em nota exclusiva ao site que o primeiro trem do ramal deverá chegar ao Brasil até junho deste ano.

As composições estão sendo fabricadas na China há algum tempo, mas por razões diversas não foram enviadas ao Brasil ainda. Ao todo, o contrato prevê a entrega de 14 trens para a primeira fase da Linha 17, entre Aeroporto de Congonhas/Washington Luiz e a estação Morumbi, onde haverá a interligação com Linha 9-Esmeralda.

Ainda segundo a empresa, após a chegada, o trem irá passar passar por uma fase de comissionamento e, em seguida, começarão os teste em via.

Primeiro aparelho de mudança de via sendo instalado no pátio Água Espraiada (BYD)

Além dos 14 trens, a BYD Skyrail é responsável por implantar sistemas e equipamentos como os AMVs (aparelhos de mudança de via) cujo primeiro deles já foi instalado no pátio Água Espraiada. Toda a linha deverá ter 36 conjuntos de AMVs, sendo 19 ao longo da via e 17 no pátio.

A BYD também é responsável pela fabricação e implantação das portas de plataforma em todas as estações da linha 17-Ouro. O primeiro conjunto de fachadas já está a caminho do Brasil, por via marítima.

As primeiras portas de plataforma da Linha 17 já estão a caminho do Brasil (BYD)

Obras civis atrasadas

Para que os testes em via possam ser realizados, no entanto, as obras civis da Linha 17-Ouro precisam avançar em ritmo mais veloz do que atual cenário nos mostra.

O site tem circulado próximo aos canteiros de obras com certa regularidade e, desde que a empresa Agis assumiu as obras do ramal em setembro do ano passado, houve pouco avanço visível.

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Apesar disso, há tempo suficiente para concluir as obras e implantação de sistemas já que o governo do estado prevê inaugurar o trecho prioritário com oito estações apenas em junho de 2026.

Não por acaso, o contrato com a BYD teve os prazos estendidos até este mesmo ano.

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Julia
Julia
1 ano atrás

essa obra esta muito lenta.nao conseguem terminar nem o pátio.Enfim duvido muito que estas obras avancem ate Junho para chegar os trens.

Bruno Ventura
Bruno Ventura
1 ano atrás

Entra empresa, sai empresa, e essa obra continua sem andar. Incompreensível isso.

Carlos
Carlos
1 ano atrás
Responder para  Bruno Ventura

Unica obra de infra da copa 2014 que “saiu do papel” kkkkkk

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
1 ano atrás
Responder para  Carlos

Única nada. Tem o VLT de Cuiabá

J. Alberto
J. Alberto
1 ano atrás
Responder para  Bruno Ventura

Diz o ditado que o que não começa bem… Governo, metrô, técnicos, entusiastas, todos fecharam os olhos para os riscos desse projeto “inovador” e para a complexidade derivada da concretização destes riscos. Agora estão perplexos… Sobrou espírito de aventura – com nosso suado dinheirinho público; mas faltou pé no chão; e faltou alguém com culhões pra abortar esse monstrengo a tempo. Vergonha

CESAR BELLINATI
CESAR BELLINATI
1 ano atrás

É inadmissível que esta obra, inicialmente programada para ser concluída a tempo da Copa do Mundo em junho de 2014, tenha agora uma nova promessa de conclusão para junho de 2026. Mais de 12 anos de atraso revelam nada além da total incompetência de nossas autoridades. Qual outra explicação absurda poderia justificar esse descaso?

Leandro LRG
Leandro LRG
1 ano atrás

Impressionante como o Brasil é extremamente INCOMPETENTE na sua indústria. Não tem capacidade de fabricar um trem !!!!
Esse é o nosso governo, que não incentiva, não apoia nada.
AQUI É O BRASIL !!!!!!