CPTM estuda a reativação de cinco trens da Série 3000

Trens da Série 3000 estão parados a quase 40 meses (Jean Carlos)
Trens da Série 3000 estão parados a quase 40 meses (Jean Carlos)

Os trens da Série 3000 da CPTM fabricados pela Siemens já completaram três anos e meio desde que foram estacionados no Pátio Luz. Recentemente o status das composições foi atualizado para imobilizado.

Segundo informações obtidas por este site, a última vez que uma composição da Série 3000 operou foi em fevereiro de 2021. Os trens prestavam serviço pelo Expresso Linha 10 entre Tamanduateí e Santo André.

A CPTM chegou a firmar contrato para manutenção e modernização da frota junto a Alstom. O contrato, porém, foi rescindido de comum acordo, deixando os cinco trens sem perspectiva de retorno.

Série 3000 prestando serviços na Linha 10 (Jean Carlos)
Série 3000 prestando serviços na Linha 10 (Jean Carlos)

O status “imobilizado” significa que a composição não tem condições técnicas para operar, apesar de compor a frota operacional da companhia. Presume-se que os trens necessitem de grandes intervenções para seu retorno.

O site questionou a CPTM sobre este tema, que surpreendeu ao revelar que cogita reativá-los.

“A CPTM realiza estudo de viabilidade técnico-financeira para a remobilização dos 5 trens da série 3000.”

Série 3000 prestando serviço no Expresso Linha 10 (Jean Carlos)
Série 3000 prestando serviço no Expresso Linha 10 (Jean Carlos)

Os estudos de viabilidade para a remobilização, caso sejam aprovados, poderão reforçar a frota operacional da Linha 10-Turquesa no médio prazo. Com a concessão das linhas 11, 12 e 13, o ramal ficaria “no limite” de sua frota.

Serviço repassado à iniciativa privada?

Existe a possibilidade de delegar a remobilização dos cinco trens à futura concessionária das linhas 10 e 14, do mesmo modo que foi acordado com a ViaMobilidade nas linhas 8 e 9 em relação a dois trens da Série 7000 que estavam, inclusive, em situação pior.

Série 3000 chegou a operar na Linha 7-Rubi (Jean Carlos)
Série 3000 chegou a operar na Linha 7-Rubi (Jean Carlos)

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As composições foram compradas em 1997 e entraram em operação em 2001 inicialmente na Linha 9-Esmeralda, recém modernizada. Os trens tiveram passagem pelas linhas 8-Diamante, 7-Rubi e encerraram suas operações na Linha 10-Turquesa.

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