CPTM faz primeira viagem de teste entre Grajaú e a estação Mendes-Vila Natal

Nova estação da Linha 9-Esmeralda será inaugurada na próxima terça-feira, dia 10 em meio à continuidade das obras
Estação Mendes-Vila Natal (iTechdrones)

Poucos dias antes da inauguração, a CPTM realizou a primeira viagem de testes entre a nova estação Mendes-Vila Natal e Grajaú, ambas da Linha 9-Esmeralda. O trajeto foi divulgado pelo secretário Alexandre Baldy em suas redes sociais sem revelar o dia exato do ocorrido.

Como havia antecipado, a estação Mendes será aberta na próxima terça-feira, dia 10. A companhia, no entanto, não deu detalhes de como será a operação. No entanto, diante do pouco tempo entre a realização dessa primeira viagem de um trem nas novas vias é bastante provável que a operação comece apenas numa espécie de “bate-e-volta”, sem cobrança de tarifa e em horário bastante reduzido.

Embora seja um trecho bastante curto, com cerca de 1,8 km, para que Mendes Vila-Natal passe a operar de forma normal e em todo o horário de funcionamento é preciso realizar testes mais extensos de sinalização e funcionamento de equipamentos como os aparelhos de mudança de vias.

Como se sugere pelo pequeno intervalo entre o teste e a inauguração, a CPTM deve escalar uma única composição que funcionará em uma das vias. Enquanto isso poderão ser realizadas as verificações necessárias além da conclusão das obras, que seguiam em curso nos últimos dias.

O que interessa à população da região, no entanto, ainda não é possível prever, ou seja, quando de fato Mendes-Vila Natal passará a funcionar como as demais estações da Linha 9-Esmeralda. Quando afinal a longa espera terá chegado ao fim de fato.

Total
2
Shares
5 comments
  1. Por isso que deveriam ter deixado para o fim do mês com diversos testes já realizados até lá, pois aí já poderiam liberar o trecho de uma vez só no horário normal, mas fazer essa inauguração com as obras, equipamentos e sistemas inacabados na base do improviso e gambiarra vagabunda só vai irritar os usuários por muito tempo!

    1. Não é por aí. O início de operação de toda nova estação do metrô e da CPTM é feito em horário reduzido, pois só é possível fazer todos os testes com a operação comercial em andamento.

      1. Concordo com Sr. Bruno. Os teste servem para isso mesmo, sou residente no município de Guarulhos e acerca de 3 anos houve a inauguração da linha 13 Jade da CPTM e ficou cerca de 2 meses até estender ao horário comercial.
        Acredito que o nobre colega Celso Jorge não realizou acompanhamento das obras no canal Itechdrones no YouTube, pois a estação está praticamente pronta é questão de detalhes mínimos.

  2. Fico feliz pela população que vai ser beneficiada, mais a demora na conclusão das obras salta os olhos, incrivel como as obras relacionadas a CPTM são lentas (vide 13 jade). A despeito dos erros dessa gestão, tenho que admitir que também tem acertos,

Comments are closed.

Previous Post

CPTM apresenta seu novo veículo de manutenção de rede aérea

Next Post

Baldy volta a prever início das obras do People Mover

Related Posts