Baldy volta a prever início das obras do People Mover

Secretário afirmou em apresentação acreditar que GRU Airport dará início às obras em 60 a 90 dias. Projeto segue sem ser aprovado pelo TCU

Linha de people mover terá 2,6 km de extensão e intervalo de seis minutos (AeroGRU)

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse nesta quinta-feira, 5, em palestra a empresários a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que as obras para a construção do “People Mover” que ligará a estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, aos terminais de embarque, devem ter as obras iniciadas em até 90 dias.

Sem apontar um fato concreto, Baldy afirmou acreditar que “em 60 a 90 dias o consórcio do aeroporto vai começar aquela obra”.

O executivo chefe da STM também culpou a GRU Airport pela não execução do projeto, eximindo o ex-governador Geraldo Alckmin de não ter levado a Linha 13 até os terminais. “É responsabilidade do Aeroporto de Guarulhos ter realizado o People Mover”, disse Baldy, que ainda lembrou que o sistema foi acordado com a Infraero no começo da década passada.

Ele explicou aos presentes que a Linha 13-Jade sempre teve como objetivo atender o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos, e não seguir até dentro dos terminais do aeroporto.

No último dia 27 de julho, a direção da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou por unanimidade a alteração do contrato de concessão da GRU Airport com o Governo Federal que viabliza a construção por parte da concessionária do monotrilho e a mesma poderá abater o valor do saldo a pagar ao governo (veja detalhes aqui).

O traçado é o mesmo do projeto original da GRU Airport

No entanto, a minuta ainda terá de ser aprovada pelo Ministério da Infraestrutura, aceita pela GRU Airport e autorizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O processo, no entanto, não teve evolução desde maio, segundo histórico do órgão.

Não foi a primeira vez que Baldy fez uma previsão de um desfecho para o People Mover. No final do ano passado, ele havia preconizado o início das obras para janeiro deste ano após o Ministério da Infraestrutura enviar ofício à ANAC autorizando a execução do projeto.

Ocorre que a GRU Airport reluta em aceitar a proposta defendida pelo governo, que envolve executar a implantação do Aeromovel, do consício AeroGRU. O impasse seguia impedindo uma solução até tempos atrás.

12 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luis
Luis
3 anos atrás

Não aceitem este soprador de trem gaúcho , é uma fraude de engenharia!
É o típico barato e ruim !

Tiago
Tiago
3 anos atrás
Responder para  Luis

E igual o que tem no aeroporto da Flórida

Gabriel P.
Gabriel P.
3 anos atrás
Responder para  Luis

É bem melhor ter o people mover do que continuar com aquele busão.

Luis Siqueira
Luis Siqueira
3 anos atrás
Responder para  Luis

Típica opinião de quem não entende nada de engenharia.

Leoni
Leoni
3 anos atrás

A Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, liga a capital paulista até o Aeroporto de Guarulhos. Seus três terminais, no entanto, ficam distantes ~1,3 a 2,6 km dos terminais de embarque, e os passageiros precisam utilizar um ônibus circular para completar o trajeto.
O fato é constantemente criticado por jornais e colunas. Mas dois ex-secretários de transportes metropolitanos do estado, em um texto publicado na Folha de São Paulo, rebateram a “acusação”. A coluna foi assinada por Jurandir Fernandes e Clodoaldo Pelissioni.
“Difunde-se a ideia de que o governo de São Paulo, então comandado por Geraldo Alckmin (PSDB), fez o serviço pela metade, por falha de projeto ou simples incúria. É uma versão distorcida dos fatos, que confunde responsabilidades e exige correção”, diz o texto.
Segundo os ex. titulares da pasta, o projeto original previa sim que a estação Aeroporto fosse localizada na entrada do terminal 2. Mas para os ex-secretários, tudo mudou quando o consórcio vencedor para administrar o terminal, o GRU Airport, informou na época que o local destinado à estação de trem deveria ser usado para um shopping, cujas receitas ajudariam a pagar o investimento. A empresa teria se comprometido em construir um monotrilho entre a estação de trem e os movimentados terminais 2 e 3. Esboços teriam sido apresentados.
O texto também citou que a Linha-13 Jade poderia ter aumento expressivo na demanda no número de passageiros ainda nesta década, caso seja expandida rumo a bairros de Guarulhos.

Paulo
Paulo
3 anos atrás
Responder para  Leoni

Resumindo: Baldy é um verdadeiro mentiroso contumaz.

Aldemir Barbosa
Aldemir Barbosa
3 anos atrás

Alguém pode explicar qual o melhor projeto ? Por que o projeto do sul é tão críticado ?

Luis Siqueira
Luis Siqueira
3 anos atrás
Responder para  Aldemir Barbosa

É só gente que não sabe oq está falando, é como dizer, o Brasil tem “especialistas” demais…

Luis Siqueira
Luis Siqueira
3 anos atrás

Pq q com o governo federal sempre é um parto fazer qualquer obra? Não estou criticando ministro Tarcísio, que é um dos poucos que vale alguma coisa nesse “governo”, mas sempre é assim, Lula, Dilma, Temer, sempre é uma dificuldade imensa construir uma calçada. Os aeroportos deveriam ser repassados aos Estados, se o Aero Gru fosse do Estado esse trenzinho já estaria pronta há anos, ou melhor a própria linha 13 teria a estação dentro do aeroporto. Eu penso que já passou da hora de reverem esse pacto federativo e principalmente rever qual é o papel do Governo Federal.

Kiritsu
Kiritsu
3 anos atrás
Responder para  Luis Siqueira

Acho que o maior problema não é nem a terceirização de poder sobre as obras e sim a exigência enorme de burocracia nos processos, é preciso muitos documentos e muita gente aprovando, isso torna tudo muito demorado, uma vez que também depende do interesse privado de vários membros desses órgãos

Luis Siqueira
Luis Siqueira
3 anos atrás
Responder para  Kiritsu

Eu até entendo toda essa burocracia por se tratar de um aeroporto que é uma área internacional, imagino que não seja fácil fazer algo do tipo em qualquer aeroporto internacional, o problema do Brasil é a demora e a falta de clareza quanto cada governo deve fazer ou construir… Na minha opinião falta o gov federal pressionar a concessionária, se tivessem feito isso a linha 13 teria uma estação no terminal 2 e acesso aos outros terminais…

And
And
3 anos atrás

Pq o secretário está reclamando da gru airport? O seu governo é um dos maiores entreguista. O seu governador esteve semana passada num canal do YouTube reverenciando a iniciativa privada. Agora está reclamando justamente da concessionária e q com a infraero estava tudo certo?