CPTM lança licitação para melhorias da estação Aracaré da Linha 12-Safira

Uma nova passarela metálica será construída, assim como um mezanino na região central. As plataformas serão niveladas com a altura dos trens
Estação Aracaré (Jean Carlos)

A CPTM divulgou nesta sexta-feira (23) a licitação para a execução de obras de adequação de acessibilidade da estação Aracaré na Linha 12-Safira. Com investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, a obra deverá ser realizada em 36 meses.

A estação Aracaré se localiza no município de Itaquaquecetuba, na altura do km 40 da Linha 12-Safira, e foi inaugurada na década de 50. Sua principal função é atender a população local que tem como destino a cidade de São Paulo, Poá e adjacências.

O principal acesso da estação é realizado na Rua Rio de Janeiro. A demanda da estação no horário de pico, segundo a CPTM, é de 2 mil passageiros. A demanda diária é de 7,5 mil passageiros por dia (março/18).

A estação possui uma única plataforma central ilhada onde estão alocados todos os equipamentos da estação. O acesso é realizado por uma passarela que transpõe a via férrea de ambos os lados.

Plataforma central Ilhada (Jean Carlos)

Tendo em vista a precariedade da estrutura existente e a quase ausência de instrumentos de acessibilidade e conforto, a CPTM atuará na requalificação da estação.

O foco da obra será atuar para atender as recomendações previstas em normas técnicas como a NBR 9050, 14021 e 16537. Estão também incorporadas as adequações em consonância com a NR 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho) e com vistas para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A estação já conta com o projeto executivo pronto, sendo desenvolvido pelas equipes internas da CPTM. Segundo o os anexos da licitação, as intervenções vão abranger: 

  • Demolição da passarela pública e das edificações e instalações atuais, inclusive cobertura da plataforma central; 
  • Construção de nova edificação operacional, em 3 níveis, a oeste e fora da plataforma central, 
  • Criação de saguão principal superior (mezanino de distribuição de usuários e controle de arrecadação) sobre a plataforma central;
  • Passarela pública de transposição e acesso à estação, com escadas e elevadores acessíveis em ambos acessos (leste e oeste); 
  • Construção de bicicletário junto ao acesso leste.
Unidades construtivas da estação Aracaré (CPTM)

Detalhamento

Novos edifícios operacionais com três pavimentos e 6,6 mil m² deverão incluir vestiários, copa e sanitários acessíveis. Um novo saguão acessível será implantado  e incluirá nova bilheteria, linha de bloqueios, sala de supervisão operacional e sanitários públicos.

Melhorias na estação Aracaré (CPTM)

As salas técnicas serão compostas por sala de baixa tensão, grupo gerador diesel, trafo, cabine primária, área para lixo, depósito de materiais, bombas hidráulicas dentre outros.

A nova passarela metálica deverá fazer a transposição da via férrea até o novo saguão. Novas escadas serão construídas assim como elevadores que vão garantir a circulação vertical dos passageiros. A passarela atual deverá permanecer em operação até que a nova esteja concluída.

Nova passarela metálica (CPTM)

Para as plataformas está previsto o alteamento, nivelamento e alargamento pontual como forma de corrigir os vãos existentes entre sua borda e os trens. Pisos táteis auxiliarão os passageiros com restrições visuais a realizarem um embarque seguro desde a entrada da estação até a entrada nos trens.

A iluminação e o sistema de sonorização também passarão por mudanças que visam atender as normas vigentes. Painéis de mensagens serão instalados nas plataformas. A acessibilidade ainda inclui telefone surdo-mudo e sinalização em braile.

Serão também implantados portões com barras antipânico nas extremidades das plataformas. O sistema de alarme e detecção de incêndio, bem como a presença de hidrantes e extintores são fundamentais para a garantia do AVCB.

Outros incrementos são a construção de um novo bicicletário junto ao acesso leste, a implantação de um novo estacionamento com vagas para ambulância e veículos de manutenção além de um espaço reservado para o depósito de lixo.

Edificação histórica será demolida

O prédio central da estação Aracaré é a única estrutura remanescente dos tempos da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB). Apesar de ser incontestavelmente uma estrutura histórica, ela não é tombada ou é alvo de processo de tombamento.

No memorial descritivo do projeto de arquitetura foram identificados problemas relativos à visibilidade e à segurança.

“Além disso, constatou-se que a manutenção da edificação na plataforma leva à descontinuidade da rota tátil a ser implantada, a uma solução de cobertura descontínua, prejudicando a proteção contra chuva e ao estrangulamento das plataformas em sua lateral, prejudicando a rota de fuga na extremidade em que está locada”

Prédio histórico será demolido (Jean Carlos)

A solução adotada é a demolição da edificação e catalogação em um “documento de memória”.

“Por não se tratar de edificação tombada ou em processo de tombamento é proposta a demolição da edificação histórica. Previamente à sua demolição, é previsto em planilha orçamentária confecção de inventário e cadastro detalhado da edificação para que se configure como documento de memória.”

Prazo e custo

O prazo para a execução da obra está estipulado em 36 meses, sendo 24 meses para a obra e 12 meses para a operação assistida. A ordem de serviço deverá ser emitida em até 15 dias a partir da assinatura do contrato. O orçamento para a adequação da estação é de R$ 49.991.512,44.

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2 comments
  1. Essa reforma é muito melhor que as da linha 10, deveriam contemplar também novas passarelas e mezaninos, tomara que sejam assim as próximas reformas…

  2. Nessa caso, vão reconstruir a estação né?

    Finalmente alguma ação decente. Não aquelas reformas meia-boca que estão fazendo na Linha 10.

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