Metrô lança a licitação para obras da estação Ipiranga, da Linha 15-Prata

Empresa a ser selecionada no certame também será responsável por construir vias que ligação a nova estação ao trecho de Vila Prudente

Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata
Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata (GPO/Sistran)

O Metrô publicou neste sábado o aviso de licitação para as obras de construção da estação Ipiranga, da Linha 15-Prata. O certame, que terá sessão de entrega de propostas a ser realizada em 09 de dezembro, inclui também a implantação do restante das vias elevadas até a futura estação, que conectará o monotrilho à Linha 10-Turquesa.

Além disso, a empresa ou consórcio a ser selecionado terá a meta de implementar ciclovias, alimentação de energia elétrica e outros sistemas auxiliares no trecho, que conta ainda com uma extensão de 273 metros após Ipiranga – e que servirá para a área de manobra dos trens do ramal.

A expansão da Linha 15 até Ipiranga era aguardada há tempos. O Metrô apenas finalizava os projetos antes de disponibilizar o edital, que será liberado no próximo dia 28, quarta-feira.

O novo trecho promete aliviar o fluxo de passageiros que segue até a Linha 2-Verde em Vila Prudente já que para alguns percursos será mais atraente seguir viagem até Ipiranga para acessar a Linha 10, da CPTM. No futuro, o Metrô planeja levar a Linha 5-Lilás até o mesmo local, criando uma conexão ainda mais rápida com a Zona Sul de São Paulo.

O traçado sugerido pelo Metrô para levar a Linha 15 até Ipiranga (CMSP)

A futura estação Ipiranga terá um projeto mais moderno que as demais paradas da Linha 15. Ela contará com plataformas laterais e uma cobertura equipada com paineis solares para suprir parte da demanda por energia elétrica. A implantação de Ipiranga também fará a estação da Linha 10 ser adaptada e modernizada para receber os passageiros de conexão.

A obra de extensão também envolverá a remoção de famílias da Favela de Vila Prudente, cuja borda fica no caminho das vias até Ipiranga. Até o momento, no entanto, o Metrô não divlugou qual será o impacto das intervenções na área.

Segundo o Metrô, a previsão é que a nova estação e trecho fiquem prontos em 2025.

6 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
eriberto martin
eriberto martin
2 anos atrás

FINAL DE GOVERNO ACONTECEM MILAGRES, EM 30ANOS NÃO FIZERAM NADA E DE REPENTE VÃO FAZER TUDO , COISA DE PROMESSA DE ELEIÇÕES, CADE ALGUEM PÁRA FALAR ALGUMA COISA

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
2 anos atrás
Responder para  eriberto martin

Boa noite, Eriberto.
O seu relato é inverídico, nestes 28 anos de gestão do PSDB Paulista fez muita coisa na área de mobilidade urbana sobre trilhos e a curto prazo teremos mais de 35 kms com 34 estações novas até 2026.
Só não avançou ainda mais devido a ausência do Gov. Federal em Brasília no auxílio na parte financeira; aí fica complicado né!

Lucas
Lucas
2 anos atrás

O edital do Metrô prevê a reconstrução da Estação Ipiranga da CPTM ou vai ser uma obra futura, igual estão fazendo na Água Branca (que vai ficar horrível, por sinal)

Luis Siqueira
Luis Siqueira
2 anos atrás

Eu não entendi se a estação da CPTM vai ser reformada ou vão utilizar o projeto de reconstrução? ACPTM tem vários projetos de reconstrução que nunca foram executados, seria interessante o site abordar esse tema …

Ubed
Ubed
2 anos atrás
Responder para  Luis Siqueira

Boa noite. Pedaços das vigas do monotrilho estão caindo na ciclovia. Mais uma para a conta do projeto. Notícia no diário do transporte. Um perigo para a segurança das pessoas.

Leoni
Leoni
2 anos atrás

Recentemente tivemos um episódio em que provavelmente a Linha 15-Prata não possa se expandir além Jacu Pêssego rumo a Leste sem que aja uma linha para dividir o fluxo, por conta de aumento de uma demanda não prevista com o risco de colapsar o sistema, apesar da advertência na época da implantação de vários especialistas e sites especializados, em mais uma omissão dos arquitetos planejadores do Metrô de SP, demonstrando que estão pressionados politicamente e despreparados para calcular a demanda de passageiros, e o dimensionamento das obras Metrô ferroviárias, principalmente quando se trata de integração de Linhas.
Desta forma creio que a prioridade de acordo com um “planejamento” que levara em conta economia, agilidade e visão de vanguarda do Metrô / CPTM, é a de também estender e agrupar a Linha 5-Lilás que hoje faz terminação na Chácara Klabin, um local inadequado para esta finalidade, assim como já está sendo feito com à Linha 15-Prata que hoje é terminal na Vila Prudente de forma concomitante para se evitar um colapso de superlotação, as tornando Terminal “Hubber” no Ipiranga da CPTM uma vez que é um local ermo e mal aproveitado, e também de descongestionar a Linha 2-Verde, a qual será uma das linhas mais concorridas de São Paulo quando sua extensão estiver concluída até Guarulhos, e atualmente está servindo indevidamente de terminais, tratando-se de uma solução lógica até esta nova Estação Ipiranga na Linha Integradora-710 da CPTM antes que a Linha Prata chegue à região de Cidade Tiradentes, é a única que possui três linhas regulares, e atualmente a central que vai de Capuava até a Luz se encontra subutilizada, ao contrário das provenientes do Alto Tietê exceto a 13-Jade, que se encontram totalmente saturadas, as quais deveram ser totalmente reformadas inclusive com atenção especial a drenagem, e com acesso a plataforma da linha central que hoje não existe e ampliada em uma atitude sensata, e deveriam ser priorizadas antes de se iniciar quaisquer outras novas linhas do Metrô, pois sua alta demanda crescente reprimida será retomada pós pandemia, exige esta ação prioritária.