O fim do looping de trens entre Luz e Suzano não acabou, como esperado. Segundo a CPTM, uma falha afeta um transformador existente na subestação Braz Cubas que é responsável por alimentar o trecho final da Linha 11-Coral, por isso a companhia suspendeu a mudança na estratégia operacional.
Como uma falha no sistema de energia prejudicaria a maior frequência de trens para Mogi das Cruzes, a CPTM decidiu manter a estratégia operacional da Linha 11-Coral com viagens parciais até Estação Suzano.
O transformador é o equipamento mais importante da subestação. Ele é responsável pela redução de tensão de 88 kV para valores menores. A energia é repassada para o sistema de alimentação de trens e sistema de sinalização (CTC).

A falha no grande transformador que pesa 18 toneladas e tem capacidade de armazenar até 10 mil litros de óleo isolante significa que a subestação opera atualmente com potência reduzida.
A potência total da subestação é de 6 MVA (Mega volt-ampere). Com um dos dois transformadores fora de operação a potência atual é de apenas 3 MVA, ou seja, apenas 50% da capacidade.
Apesar de ser um alto nível de potência, que ainda possibilita a passagem de trens sem impacto significativo, a estratégia operacional antiga exige maior demanda de energia.

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Ou seja, a estratégia que diminui os intervalos até a Estação Estudantes torna-se inviabilizada, sob custo de sobrecarregar o sistema de energia, gerando problemas ainda maiores ao sistema.
A CPTM já está procedendo com o reparo do equipamento que deverá ser realizado no período entre 30 e 45 dias. Após a manutenção concluída a subestação estará em potência máxima, viabilizando a diminuição dos intervalos até Mogi das Cruzes.