Linha 11-Coral voltará a ter apenas dois loopings com fim de parada em Suzano

CPTM encerrará operação que ia da Luz até Suzano e que causou reclamações de passageiros da região de Mogi das Cruzes
Estação Mogi das Cruzes (Jean Carlos)
Estação Mogi das Cruzes (Jean Carlos)

A CPTM abandonará o “looping” entre Luz e Suzano na Linha 11-Coral a partir de quarta-feira, 10. Com isso o ramal mais movimentado da companhia terá dois serviços, entre Luz e Guaianases, com intervalo de 4 minutos, e entre Luz e Estudantes, com trens a cada 8 minutos.

A volta ao formato antigo de operação ocorre após reclamações generalizadas de passageiros da região de Mogi das Cruzes, que viram o tempo de espera por trens subir com a decisão da companhia de colocar mais viagens apenas até Suzano.

A razão alegada pela CPTM é que a operação se tornaria mais ágil no trecho mais movimentado e que responde por 85% da demanda. No entanto, a mudança causou revolta aos usuários das estações Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes.

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A CPTM, por outro lado, alertou que o trecho entre Suzano e Estudantes terá uma operação em velocidade mais limitada já que existem seis passagens em nível na região.

“A redução da velocidade dos trens é necessária para garantir a segurança de motoristas e pedestres, sendo quatro delas destinadas a passagens de veículos e pedestres e outras duas exclusivas para passagens de pedestres”, explicou a empresa em nota.

A CPTM condiciona uma melhora na operação no trecho à retirada das travessias, mas não detalhou quais são os planos para atingir esse objetivo.

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8 comments
  1. Algum projeto, mesmo que no berço, para acabar com essas passagens de nível na Coral?

    Inadmissível em 2024 isso ainda existir em linhas de trem pesado.

  2. Simplesmente patético. Prefeito e vereadores de Mogi comemorando isso como se fosse uma grande conquista.

    Cadê os projetos para eliminar essas passagens de nível?

  3. Vereadores e prefeito de Mogi das Cruzes acordem! A cidade está crescendo e se tornando cada vez mais importante e é uma vergonha para a cidade ter essas passagens de nível em pleno 2024, como já foi comentado. Vocês querem a Linha 11-Coral até César de Souza, mas não fazem o necessário no trecho já operacional, aí fica complicado!

  4. É ano eleitoral e o governador não quer prejudicar os políticos de Mogi. Assim as populações de São Paulo, Ferraz, Suzano e Poá são prejudicadas para o benefício de Mogi.

    1. Ivo, a população de São Paulo não será prejudicada por isso, já que o loop de Guaianases permanece inalterado.

      Por outro lado, o passageiro de Mogi é o que geralmente fica mais tempo sofrendo dentro do trem lotado/superlotado. Logo, não vejo nenhum mal em dar um pouco mais de conforto para esse passageiro.

      Além disso, não faz sentido ter 2 loops simultaneamente (deixando Mogi com um tempo absurdo de espera entre um trem e outro), muito menos, nesse caso, no pico da tarde.

      Se for por esse pensamento de maioria vs. minoria, então a Linha 2 JAMAIS deveria seguir após Penha, pois para atender uma minoria, uma gigantesca maioria será prejudicada.
      Tecnicamente, a expansão até Penha já atinge (se até não ultrapassa), na melhor das hipóteses, o limite máximo de capacidade que a Linha 2 pode ofertar. Ou seja, sem chance de expansão após Penha sem criar alternativas (lembrando que L19 não é alternativa; ela é imprescindível no caso; portanto, é diferente).

      E quanto à Estação Vila Prudente, a 1ª fase da L15 (até São Mateus) já indicava uma demanda horária bem ALTA na integração.
      Portanto, o projeto da área de integração foi subestimado ou subdimensionado mesmo.
      Mas, por sorte, não colapsou apenas porque, por algumas razões, a L15 não atingiu a demanda e o carregamento projetados/previstos até o momento.

      O que estão fazendo com Vila Prudente é mutilar a estação, com obra em cima de obra (mal conclui uma e já começa outra para remediar, com novo projeto, e remediar/quebrar parte do que acabou de ser concluído, chegando à “brilhante” conclusão de que o que acaba de ser feito não vai dar conta). Isto não é planejamento e nem economia nenhuma de recursos, já que reformar o que já está pronto sempre sai mais caro. E não tem absolutamente nada a ver com o caso de Pedro II. Como eu falei, na época do projeto da área de integração, já se tinham os dados da L15 até São Mateus pelo menos, o que é certo que sairia do papel logo (tanto que já saiu). E só não colapsou por pura sorte, como eu disse, pois se tivesse atingido uns 70% do previsto, Vila Prudente já estaria um verdadeiro caos atualmente.

  5. Mas antes de terem criado o loop de Suzano, o intervalo programado para o loop de Guaianases e o de Estudantes era de, respectivamente, 3,5 min e 7 min.

    Agora vai aumentar para 4 e 8 min? Por quê? Se antes faziam 3,5 e 7 min. Esse aumento procede mesmo?

  6. Não foi desta vez…..
    Hj dia 10/04 tudo igual ainda pela manhã, ainda saindo trens vazios em Suzano e a demora permanece para a chegada de trens….ao menos que seja 10/05 está mudança.
    O problema de quem gere o serviço de transporte público é apenas um, não utilizar o transporte público.
    Caminhamos sem perspectiva de melhora.

  7. com ou sem Suzano tá uma porcaria…demora trem parece de passeio… não anda com o de Suzano vinha menos lotado…reclamam isso teve diferença na lotação dos trens mais tá uma merda da mesma forma…

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