CPTM mantém trens até Suzano na Linha 11-Coral em virtude de falha em subestação

Subestação Braz Cubas opera com 50% da potência após problema em um dos transformadores de alta tensão. Reparo deverá ser executado entre 30 e 45 dias
Trens deverão circular com menor frequência para Mogi (Jean Carlos)
Trens deverão circular com menor frequência para Mogi (Jean Carlos)

O fim do looping de trens entre Luz e Suzano não acabou, como esperado. Segundo a CPTM, uma falha afeta um transformador existente na subestação Braz Cubas que é responsável por alimentar o trecho final da Linha 11-Coral, por isso a companhia suspendeu a mudança na estratégia operacional.

Como uma falha no sistema de energia prejudicaria a maior frequência de trens para Mogi das Cruzes, a CPTM decidiu manter a estratégia operacional da Linha 11-Coral com viagens parciais até Estação Suzano.

O transformador é o equipamento mais importante da subestação. Ele é responsável pela redução de tensão de 88 kV para valores menores. A energia é repassada para o sistema de alimentação de trens e sistema de sinalização (CTC).

Transformador utilizado na CPTM (Jean Carlos)
Transformador utilizado na CPTM (Jean Carlos)

A falha no grande transformador que pesa 18 toneladas e tem capacidade de armazenar até 10 mil litros de óleo isolante significa que a subestação opera atualmente com potência reduzida.

A potência total da subestação é de 6 MVA (Mega volt-ampere). Com um dos dois transformadores fora de operação a potência atual é de apenas 3 MVA, ou seja, apenas 50% da capacidade.

Apesar de ser um alto nível de potência, que ainda possibilita a passagem de trens sem impacto significativo, a estratégia operacional antiga exige maior demanda de energia.

Localização da Subestação Braz Cubas (Jean Carlos)
Localização da Subestação Braz Cubas (Jean Carlos)

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Ou seja, a estratégia que diminui os intervalos até a Estação Estudantes torna-se inviabilizada, sob custo de sobrecarregar o sistema de energia, gerando problemas ainda maiores ao sistema.

A CPTM já está procedendo com o reparo do equipamento que deverá ser realizado no período entre 30 e 45 dias. Após a manutenção concluída a subestação estará em potência máxima, viabilizando a diminuição dos intervalos até Mogi das Cruzes.

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8 comments
  1. Ainda bem! Gratidão a subestação que não funciona!

    Essa suspensão do looping é forças dos vereadores e prefeito de Mogi das Cruzes que só fizeram isso porque tem Eleição municipal batendo na porta.

    Resolver o problema das passagens de nível na cidade nenhum quer, mas interferir na estratégia da CPTM e prejudicar quase 90% do fluxo da Linha 11…

    1. Quando ela arrumar a subestação esse looping acaba kkkkkkkkkkkkk. Tambem que quem deveria diminuir intervalos ai era a CPTM. O mesmo caso digo da VM, nas linhas 8 e 9. Investir ninguém quer

      1. A ViaMobilidade depende da boa vontade da CCR de pegar o lucro que tem com as rodovias e jogar nas Linhas 5, 8 e 9. Principalmente na Linha 8 a mais sucateada.

      2. É serio mesmo que essa é sua justificativa Lucas Rabelo ?

        A Propósito conheço muito bem os looping internos da Linha 11, pois a cada 4 Trens que sai da estação da Luz, apenas 1 vai para Estutantes/Mogi das Cruzes, com a seguinte ordem Guaianazes/Suzano/Guaianazes/Estutantes, isso sem falar do Aeroporto que sai a cada uma hora e atrasa toda a operação!

        A Linha 11 é uma das linhas com a maior expansão da rede, com mais de 50km, o fato é que esses passageiros de Mogi alem de esperar 20 minutos em horário de Pico! ainda tem que percorrer toda a linha, pois diferente da Linha 9,10 as baldeações existem apenas no final!

        Sinceramente eu não entendo essa questão, nos últimos anos a estratégia funcionava bem para maioria, agora prejudicar 10% pelo fato dos Mogianos irem “sentados” pelo simples fato deles percorrerem a maior distancia? é ridículo!

        Falam ser para “benefício da maioria”, mas cade esses mesmo usuários na época que a CPTM tirou, independente dos motivos, os novos trens da série 8500, 9000? o que eu vejo é Linha 11 voltando a regredir!

        Depois de décadas saturados com a baldeação em Guaianazes, os extremamente lotados Serie 2000, sem falar nos antigos trens da Serie 4400…

        A verdade é que os Mogianos querem apenas um pouco de respeito! o valor da passagem é o mesmo para todos, e o respeito também deveria ser!

    2. Se fosse para seguir seu pensamento, era para Linha 11 ir até Guaianazes, para que atender outras cidades se a grande maioria dos usuários são da cidade de São Paulo?

      Sinceramente eu tenho é pena de gente com esse tipo de pensamento!

      Todos pagam o mesmo valor da passagem, e todos merecem o devido respeito! aliás humanidade é para todos! inclusive para esses 10%, pena que nem todos conhecem o que significa essa palavra…

      1. Mas Guilherme, mas na prática isso também ocorre! Ou você não sabe que existe o looping Guaianases – Luz? A questão não é deixar de atender Mogi, mas possuir estratégias operacionais nos trechos de maior fluxo, todas as linhas tem seus loopings internos.

  2. não há demanda pra lotar um trem de 8 carros, mas e um trem de 4 carros??? e se ao invés do intervalo de 20min, operassem em intervalos de 10 min ou 8 no pico, mas com trem de 8 carros?? querem levar a linha pra Cesar de Sousa e sempre e alegado a falta de demanda. se for esperar demanda para um trem de 8 carros isso não acontecerá neste século! não seria hora de começar a operar as extensões com trens menores ( custo menor de energia e manutenção) mas com intervalos ainda dignos??

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