CPTM planeja contratar serviço de adequação das estações Santo André e Mauá ainda em 2024

Plano de negócios estabelece que todas as estações da companhia deverão ter acessibilidade até 2026. Projeto de lei em apreciação na ALESP reforça a necessidade de adequações nas paradas
Estações deverão passar por melhorias de acessibilidade (Jean Carlos)
Estações deverão passar por melhorias de acessibilidade (Jean Carlos)

A CPTM pretende finalizar a adequação de acessibilidade em todas as suas estações até o ano de 2026. A meta foi estabelecida dentro do plano de negócios da estatal.

Segundo dados do Relatório Integrado 2023 divulgado pela CPTM, a companhia pretende realizar avanços importantes no que se refere a acessibilidade universal e NR24 em suas estações.

O documento aponta duas metas importantes para o ano de 2024. Uma delas é a conclusão das obras de acessibilidade da Estação Engenheiro Manoel Feio que já está em sua etapa final.

Outro plano da estação é de realizar a licitação e assinar o contrato para adequação de duas estações da Linha 10-Turquesa: Santo André e Mauá.

Trem do Serviço 710 na Estação de Mauá (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Ambas as estações possuem grande fluxo de passageiros sendo umas das principais paradas ferroviárias do ramal que liga a Estação Luz até Rio Grande da Serra.

O relatório, porém, não menciona qualquer tipo de avanço ou proposta para as adequações da Estação Itaquaquecetuba. A CPTM chegou a elaborar projetos para a reforma da estação que deverá contar com sistema de captação de energia solar.

Nova estação Itaquaquecetuba (CPTM)
Nova estação Itaquaquecetuba (CPTM)

Na terça-feira, 07, a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembléia Legislativa deu parecer favorável ao projeto de lei 782/2019 da deputada Beth Sahão (PT) que estabelece a obrigatoriedade da adequação de acessibilidade nas estações da CPTM.

A proposta está em consonância com o plano de negócios da estatal.

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