Tatuzões das linhas 2-Verde e 6-Laranja voltam a escavar

Tuneladora Norte, operada pela Acciona, já retomou montagem dos túneis a partir de Itaberaba enquanto megatatuzão na Zona Leste está prestes a sair do VSE Coxim
Tuneladora Cora Coralina no VSE Coxim
Tuneladora Cora Coralina no VSE Coxim (Reprodução)

Com três grandes tatuzões em operação simultânea em São Paulo pela primeira vez em sua história, tem sido constante os relatos sobre as fases atingidades por eles. Nesta semana não é diferente.

Segundo apurou este site, o Tatuzão Norte, da Linha 6-Laranja, retomou as escavações no dia 30 de abril. Ele estava na estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, desde o dia 1º de março, e agora se dirige para a estação Vila Cardoso.

Como mostramos no final de março, a tuneladora, que é preparada para escavar solo rochoso, deverá levar cerca de seis meses para chegar à próxima parada, a penúltima em seu caminho até a estação Brasilândia.

O trajeto tem cerca de 1,1 km de extensão e o equipamento deve avançar uma média de 6 metros por dia. Acredita-se que a escavação na região norte da cidade deva ser concluída em meados de 2025.

O caminho do Tatuzão Norte até aqui
O caminho do Tatuzão Norte até aqui

Próxima parada: Estação Anália Franco

A cerca de 17 km de Itaberaba, outra imensa tuneladora está prestes a se movimentar novamente. O tatuzão que escava os túneis da Linha 2-Verde na Zona Leste está no momento no VSE Coxim e deve voltar a escavar nos próximos dias, segundo relatos.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Maior tuneladora já operada no Brasil, “Cora Coralina”, como foi batizada, foi fabricada na China e é operada pelo Consórcio CML2.

Interior da tuneladora Cora Coralina
Interior da tuneladora Cora Coralina (CMSP)

O percurso até Anália Franco, próxima parada do tatuzão, será curto, de cerca de 400 metros, o que sugere que sua chegada no local ocorra no final de junho.

O shield da Linha 2-Verde tem uma missão dividida em duas fases. Na primeira o objetivo é chegar até o VSE Falchi Gianini e assim abrir os túneis para quatro novas estações a partir de Vila Prudente.

Após ser remontado na região da Penha, a máquina abrirá mais um trecho que quatro estações até atingir o Complexo Rapadura, de onde partiu originalmente.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. ninguem fala a respeito. qdo o cora coralina percorrer trecho Penha x Rapadura, vai ser remontaremontando aproveitado para seguur da Penha ate Guarulhos ?

  2. Tem alguma notícia sobre o tatuzão que está sendo utilizada para escavar os túneis da Linha Leste da Metrofor?

  3. Bom que esse avanço mais lento do tatuzão norte da L6 permite que a obra avance a tempo em Vila Cardoso, já que está bastante atrasada.

  4. Boa noite, Ricardo.
    Gostaria de fazer uma sugestão sobre a linha 2 verde no qual menciona.
    Poderia criar um mapa para fins de deixar lúdico dos VSE e estações.
    Abraços

Comments are closed.

Previous Post
Estações deverão passar por melhorias de acessibilidade (Jean Carlos)

CPTM planeja contratar serviço de adequação das estações Santo André e Mauá ainda em 2024

Next Post
Composições da Série 9000 operam na Linha 12-Safira (Jean Carlos)

Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira terão alteração na circulação de trens neste fim de semana

Related Posts