CPTM pretende fazer testes de operação automática na Linha 12-Safira em 2024

Melhoria do sistema de sinalização pelo sistema ATO permitirá operação mais eficiente. Companhia quer que sistema de energia e telecomunicações sejam totalmente modernizados até 2026
Linha 12-Safira deverá ganhar o sistema ATO (Jean Carlos)
Linha 12-Safira deverá ganhar o sistema ATO (Jean Carlos)

A CPTM pretende avançar com a modernização do sistema de sinalização da Linha 12-Safira. A companhia estabeleceu como metas para para 2024 avanços no projeto de implantação do Automatic Train Operation (ATO) no trecho entre as estações Brás e Calmon Viana.

As informações constam do Relatório Integrado 2023 divulgado pela estatal. Nas metas de longo prazo a CPTM estabeleceu três entregas principais para 2024 relacionadas ao sistema de sinalização.

1 – Elaboração do Projeto Executivo do ATO
2 – Teste de Fábrica e implantação do ATO
3 – Testes em Campo e no CCO

O sistema ATO é um incremento importante para o sistema de sinalização. Através de sensores fixos ao longo da via os trens conseguem ser controlados automaticamente.

Composições da Série 9000 operam na Linha 12-Safira (Jean Carlos)
Composições da Série 9000 operam na Linha 12-Safira (Jean Carlos)

Com este sistema os trens podem acelerar, frear e abrir portas sem a intervenção do maquinista. No CCO é possível regular o tempo de parada nas estações, bem como o nível de serviço com ajustes do intervalo médio entre trens.

Atualmente, a única linha de trem metropolitano que opera com o sistema automatizado é a Linha 13-Jade no trecho entre Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos.

Trem da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

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As metas de longo prazo para a Linha 12-Safira preveem a conclusão da modernização do sistema de sinalização, energia e telecomunicações até 2026. A Linha 11-Coral também deverá ser beneficiada pelas melhorias futuras.

O aprimoramento da infraestrutura das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade ocorre em meio a estudos do governo Tarcísio de Freitas com o objetivo de conceder os três ramais em um pacote para a iniciativa privada.

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3 comments
  1. Será um novo marco para o sistema metroferroviário de São Paulo. A linha que há pouco mais de 15 anos era considerada o patinho feio das linhas herdadas pela CPTM, ser a primeira a receber um novo sistema de sinalização.

  2. No mês 02 solicitei mais informações sobre o andamento do ATO na linha 12:

    Bom dia,
    Gostaria de ter informações sobre o andamento (porcentagem) da implantação do sistema ATO na linha 12 Safira e qual prazo para o fim do contrato/implantação do mesmo?

    Resposta:

    Senhor
    Em relação ao questionamento registrado via SIC, a CPTM informa que o referido contrato registrou um avanço físico de 46,35%, restando 12 meses para sua conclusão.
    Atenciosamente

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