Metrô assina contrato para levantamento de imóveis para desapropriação do pátio da Linha 19-Celeste

Empresa CTA Consultoria Técnica receberá R$ 180 mil para entregar documentos num prazo de seis meses
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

Mais um contrato ligado à Linha 19-Celeste foi assinado pelo Metrô, o que prevê o levantamento de áreas passíveis de desapropriação para implantação do Pátio Medeiros, onde serão feitos os serviços de manutenção dos trens do ramal.

A empresa CTA Consultoria Técnica havia sido selecionada em janeiro e assinou o contrato nesta segunda-feira, 29. Ela deverá receber a primeira ordem de serviço em até 30 dias e então terá seis meses para concluir o trabalho.

O valor do acordo é de R$ 178.900, estabelecido como base em dezembro de 2023, e inclui um desconto negociado com o Metrô.

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A CTA havia feito a proposta de menor valor na licitação de desapropriações da expansão da Linha 2-Verde até Cerro Corá.

O Pátio Medeiros ficará localizado às margens da Rodovia Fernão Dias, na capital paulista, mas na divisa com Guarulhos. Ele abrigará os trens do ramal de 17,6 km e 15 estações que está nos planos do governo para ser lançado em breve.

Em recentes declarações, o governo do estado afirmou que pretende conceder a Linha 19-Celeste em um pacote em que será leiloada também a Linha 2-Verde. Os dois ramais se interligarão no futuro na estação Dutra, em Guarulhos.

Concessão das linhas 2-Verde e 19-Celeste (Jean Carlos)
Concessão das linhas 2-Verde e 19-Celeste (Jean Carlos)

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  1. Acho um absurdo as três estações entre Anhangabaú e Brigadeiro não estarem nesse plano inicial da Linha 19.

    Eu entendo as três estações após Bosque Maia indo até Guarulhos-CECAP não serem prioridade, mas ligar a avenida Paulista até o centro é super essencial e desafogaria São Bento e Anhangabaú.

    Serão anos dessas duas estações operando acima da capacidade até a extensão Celeste chegar na Paulista.

    1. A estação intermediária entre Anhangabaú e Bela Vista (Jaceguaí, porém outrora chamada de Bixiga) aparentemente foi excluída. O local virou um poço de ventilação e saída de emergência, o que consta o EIA-RIMA da Linha 19.

      Com isso, vamos ter uma distância gigantesca entre Anhangabaú e Bela Vista (chegando na casa dos 2000 metros), porém não sei se é do nível Fradique Coutinho – Tabapuã da Linha 20.

      Mas sim, concordo que a Linha 19 deveria ir até Brigadeiro para desafogar a Linha 2 (vão achar que a 19 é um desperdício só de desovar em Anhangabaú, e que a 4 deveria ir até Guarulhos). A 19 tem uma segunda fase até Vila Olímpia, mas o trecho Anhangabaú – Brigadeiro poderia ser prioritário dada a Linha 2 chegando em Guarulhos, enquanto que o trecho Brigadeiro – Tabapuã (Vila Olímpia) poderiam deixar para depois.

      1. É absurdo, mas compreensível não ter uma estação no meio dos Jardins, mas não ter uma estação embaixo do viaduto Júlio de Mesquita seria tão fora da realidade que eu prefiro aguardar chegar a hora do governo olhar pra expansão Sul da Linha 19 antes de ficar com raiva.

        Também não podem parar ao sul em Tabuapa. É menos de 1KM até Cidade Jardim da Linha 9. Precisam ir até lá.

        E a Linha 4 não precisa ir pra zona norte, basta ser esticada até Silva Teles que já abre uma bela conexão.

    2. Ops! Tinha lido que você tinha falado das três estações pós-Anhangabaú (Jaceguaí, Bela Vista e Brigadeiro). Então eu li errado, foi mal.

  2. o problema é a estação brigadeiro da linha 2 não suporta transferência da linha 19

    1. Vão precisar fechar a estação Brigadeiro Linha 2 por vários meses ou até mais de um ano para destruir algumas paredes e adaptala para ter conexão.

      Do jeito que ela é hoje, é praticamente impossível ter uma baldeação ali.

      Acho difícil fazerem a adaptação com ela aberta, como foi com Santa Cruz e Chácara Klabin na Linha 5, mas não entendo de engenharia o suficiente pra afirmar isso.

    2. O Projeto Funcional de 2017 diz que o mezanino da estação da Linha 2 seria reformulado e que iria ser adotada um método construtivo não destrutivo para não ter paralisação na Paulista quando estiver havendo obras na estação.

  3. Só sei que faz 30 anos que Guarulhos espera pelo metrô. imagine, a segunda cidade do estado de São Paulo não ter metrô. Ah, e nem ter um trem bala ligando os dois aeroportos. Porque será?

  4. já que linha virou para o sentido BOSQUE MAIA, área altamente rica da cidade (que não precisa de metrô), que continuasse para GUARULHOS CECAP, conectando com a CPTM L-13 JADE, e então, faria uma outra opção de sair e chegar no aeroporto, assim como também quem viria de BONSUCESSO (L-13 JADE), nem chegaria na PENHA (L-11 CORAL, L-2 VERDE, L-3 VERMELHA) para ir até Av Paulista, ou Centro SP.

    se precisamos das “prioridades” que fizessem igual foi a L-4 AMARELA, que fez apenas as conexões, PINHEIROS, PAULISTA, RUPUBLICA, E LUZ, e depois foi abrindo aos poucos… 3 estações lado ANHANGABAÚ – PAULISTA, 3 estações lado CECAP – AEROPORTO, e as outras (ao meio) segue o plano em fase 1, fase 2, fase 3.

    seria mais viável…

    1. O problema, ao meu ver, é que a Linha 13 é pouquíssimo atrativa comparada à Linha 19 pela quantidade de baldeações para chegar em um ponto de interesse em São Paulo. A Linha 19 se conecta com as linhas 1 e 3, enquanto que a 13 morre para uma Linha 12 pouco atrativa por morrer no Brás. Levar a Linha 19 até Cecap seria o último prego no caixão da 13.

      Seria ótimo para deslocamentos internos em Guarulhos, porém tem esse problema. E seria melhor conectar na estação Aeroporto que é mais demandada que Cecap.

  5. Complementando o que alguns colegas já disseram acima, a LINHA 19 até BRIGADEIRO deveria também ser prioridade, e não renegada a uma eventual futura e incerta 2ª fase.

    É incrível o descaso com a superlotação que haverá futuramente na Linha 2–Verde. Vão deixá-la ainda mais saturada simplesmente por NÃO quererem fazer agora apenas 3 km a mais da L19. Uma “economia” porca recursos.

    Tanto é fato que a L19 até Anhangabaú NÃO ajuda a L2, que quando esta (a Verde) chegar à Dutra (mesmo com a L19 teoricamente pronta entre Bosque Maia e Anhangabaú), o carregamento de passageiros na L2 AUMENTARÁ ainda mais, atingindo níveis insustentáveis e colocando em grave risco a operação da própria Linha 2.

  6. Por que não expandir a linha 19 até o Parque Cecap e integrar com a linha 13? Nesta primeira fase poderiam levar a linha 19 até a estação Brigadeiro para integrar com a linha 2.

    1. Vão expandir pra lá eventualmente, mas não é uma prioridade. Muito mais importante é descer a Linha pra Paulista; Ibirapuera; Faria Lima e marginal Pinheiros.

      Quem precisar ir entre Bosque Maia e CECAP terá os ônibus que já circulam hoje ou fazer a voltinha na Linha 2 entre Dutra e Tiquatira até a Linha 13.

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