Estender a Linha 13-Jade para a estação Palmeiras-Barra Funda requer um volume significativo de investimentos. Alguns dos mais importantes são a requalificação da estrutura referente aos trilhos e ao sistema de energia.
Neste artigo iremos detalhar quais foram as principais intervenções que ocorreram ao longo do trecho de 3 km entre as estações Luz e Barra Funda
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Via Permanente
A via permanente é o nome que se dá ao conjunto de trilhos, dormentes, lastro e demais elementos que fazem a sustentação da via por onde os trens realizam suas movimentações.
No trecho entre Luz e Barra Funda a CPTM realizou a remodelação completa das vias. Não foram apenas troca de trilhos, mas de todos os dormentes, preparação da infraestrutura e superestrutura.
![Novas vias entre Luz e Barra Funda (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/06/20230621_115339-1154-4.jpg)
Os trabalhos contemplaram inicialmente a desmontagem de 7km de via permanente com aproximadamente 11,6 mil dormentes. Além disso, os 14 aparelhos de mudança de via existentes foram desmontados.
A desmontagem permitiu um retrabalho completo na infraestrutura, que são as camadas mais inferiores da via, dando-lhe maior qualidade e capacidade de sustentação. Foram instaladas novas canaletas de drenagem e cerca de 8,8 km de bancos de dutos.
![Vias reconstruídas (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/06/20230621_121813-1237-9.jpg)
A montagem das novas vias contemplaram 9 km de via permanente. Ao todo foram utilizados mais de 15 mil dormentes de concreto e 600 dormentes de madeira na região dos AMVs.
Foram utilizadas cerca de 1.080 toneladas de trilho tipo TR57, o que representa uma extensão de 18,9 km de novos trilhos implantados. Para garantir a união de toda essa extensão, foram realizados 1.500 soldas por caldeamento, para formação de trilhos longos, posteriormente unidos por 150 soldas aluminotérmicas.
![Maquinas de chave revisadas (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/06/20230621_115736-1170-5.jpg)
Foram ainda montadas 11 transposições com quatro AMVs otimizados. Os aparelhos de mudança de via (AMV) são os equipamentos que permitem a manobra dos trens entre vias distintas. Ao todo foram utilizados 19,9 mil m³ de lastro britado para as novas vias.
Rede Aérea
As redes aéreas são os elementos responsáveis por transmitir a energia elétrica para os trens. Geralmente os elementos mais visíveis são os cabos de cobre, suspensórios, pontes e pórticos.
O investimento contemplou a recapacitação de 20 km de rede aérea com a remoção de pórticos antigos e inserção de novos, treliçados e com maior resistência. Novos cabos foram inseridos para garantir maior confiabilidade.
![Estrutura de sustentação da rede aérea autocompensada com pórticos treliçados (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/06/20230621_115212-1125-1.jpg)
Em números, foram implantados 32,7 km de fios de 253 mm² para a função de cabo mensageiro (vermelho) e 45,3 km de fios de 107 mm² para função de fio trolley (verde), ou seja, aquele que entra em contato diretamente com o pantógrafo.
Foram adquiridos ainda 1.200 metros de conexões equipotenciais com 185 mm² (amarelo) e 7.573 metros de suspensórios (Roxo) para permitir regular as distâncias entre fio de contato e cabo mensageiro.
![Estruturas da rede aérea de tração (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/06/20230621_115214-1126-2.jpg)
Subestação
Uma nova subestação deverá ser implantada no novo trecho. A subestação Memorial da América Latina deverá fornecer energia para este novo trecho e viabilizará a chegada dos trens da Linha 11-Coral em intervalos de até três minutos.
A nova subestação será implantada no formato de Eletrocentro, com estruturas mais compactas e permitindo telecontrole através do CCO. A capacidade de fornecimento desta subestação será de 8,0 MVA
Os investimentos totais da obra de recapacitação deste trecho foram da ordem de R$ 158 milhões. As obras possuem 36 meses de duração e já estão com 66% de conclusão com previsão de entrega para agosto de 2024.
![Cronograma e avanço das obras (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2023/06/20230621_121310-1217-6.jpg)
De fato uma obra muito importante, mas creio eu que deveria ser priorizada a chegada da Linha 11 na Barra Funda e não da Linha 13. Atenderia uma demanda muito maior e evitaria uma baldeação na Luz.
Não existe essa possibilidade, a L13 tem intervalos grandes na chegada a luz e consequentemente terão os mesmos intervalos até barra funda, logo não é necessário uma nova subestação pra levar a L13 até a Barra Funda, por isso se levará ela primeiro, a L11 pra funcionar direito na Barra Funda precisa de uma nova subestação, logo só chegara ano que vem a Barra Funda
Exato. Comentário perfeito. Nao sei se foi proposital ou acidental, mas o fato é que a subestação virá apenas depois e sem ela nao da pra por a l11 na barra funda.
Portanto a l13 chegará primeiro e quando a subestação ficar pronta a l11 chegará tbm.
Felipe Velber. Raciocínio correto, porem os planejadores não desejam beneficiar linhas de maior ‘demanda’, tanto é que postergam a pesquisa de “Origem e destino” o máximo possível para camuflar e tentar corrigir e justificar este planejamento pífio.
De acordo com o gráfico apresentado, toda vez que a Linha 13-Jade procedente do Leste se houver conexões em “X” como parece, as linhas ultra congestionadas 12-Safira e 11-Coral deverão ser bloqueadas em ambos sentidos simultaneamente para que a Linha 13-Jade percorra e atravesse estacionando na plataforma indicada no Brás, interferindo e congestionando ambas as linhas que já são ultra saturadas e ainda possuem cargueiros noturnos pois uma ocorrência do bloqueio de uma paralisa todas as três, o que é uma insensatez técnica, pois causará um enorme transtorno operacional absurdo por conta do gargalo existente não resolvido, com a certeza da lentidão crônica na aproximação da estação Luz se agravará.
“Uma nova subestação deverá ser implantada no novo trecho. A subestação Memorial da América Latina deverá fornecer energia para este novo trecho e viabilizará a chegada dos trens da Linha 11-Coral em intervalos de até três minutos.”
Mais claro, impossível.
Nao exija muito do Leoni…
Ele está errado por acaso?
Demanda maior = prioridade maior.
o problema é que a politica interfere mto, a linha 13 é uma linha de burgueses….e é a mando do governador anterior com conivencia do atual que chegou-se a essa decisão.
Se é sabido que precisa da subestação, PQ NÃO FIZERAM ANTES? pq não havia vontade politica e nem existia a linha 13….pois a mais de 10 anos que se fala da linha 11 na Barra funda.
Pelo visto, os ingenuos são vcs.
Belo trabalho da CPTM
A injeção de competência técnica do pessoal que veio do Metrô está fazendo muito bem para a empresa.
Pendências que duravam mais de uma década estão sendo resolvidas graças a este pessoal
Vão acabar com a lentidão crônica na aproximação da estação Luz?
Bom Dia! Parabéns a CPTM, e a todos os envolvidos!