CPTM vai projetar trem regional entre Santos e Cajati até 2028

Trem pode retornar entre Santos e Cajati (slworking2)
Trem pode retornar entre Santos e Cajati (slworking2)

Enquanto vê suas linhas de trens metropolitanos serem concedidas, a CPTM está estruturando novas ligações regionais no estado. A companhia estabeleceu dentro de seu plano de metas o projeto da ligação entre a Baixada Santista e Cajati.

O traçado ferroviário que ligava a Baixada Santista até o Vale do Ribeira foi construído entre 1913 e 1915. O ramal atendeu a demanda de passageiros até 1997 e de carga até 2003, quando foi desativado poucos anos após a concessão.

Compromissos da CPTM para 2025 inclui ferrovia para Cajati (CPTM)
Compromissos da CPTM para 2025 inclui ferrovia para Cajati (CPTM)

A CPTM estabeleceu como compromisso para 2025 o estudo de uma ligação regional, sendo realizado neste momento o levantamento aerofotogrametrico da ferrovia existente. A meta é de que os estudos sejam finalizados em 2028.

A ligação entre Samaritá (São Vicente) até Cajati possui 214 quilômetros de extensão e 16 estações passando pelos municípios de São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Registro, Jacupiranga e Cajati

Ligação da Baixada Santista com Cajati (Jean Carlos)
Ligação da Baixada Santista com Cajati (Jean Carlos)

No período em que esteve operacional pela antiga estatal Fepasa, a ferrovia atendia o trecho entre Santos e Registro. Após esta estação, o atendimento era exclusivo para cargas.

Ainda não há detalhes da concepção de serviço a ser adotada na região. O trecho poderia comportar desde um tramo de Trem Intercidades (média velocidade) até um sistema de transporte regional convencional como trem metropolitano ou VLT de média distância.

Ligação ferroviária entre Santos e Cajati: 4h30 de viagem (Jean Carlos)
Ligação ferroviária entre Santos e Cajati: 4h30 de viagem (Jean Carlos)

Sabe-se que o governo do estado estuda alternativas para o TIC Santos que passem pela ferrovia desativada. Na alternativa via Mongaguá parte da ferrovia entre Santos e Cajati será recuperada.

Com cada vez menos influência na região metropolitana, a CPTM deverá focar esforços em projetos ferroviários ao longo do estado de São Paulo.

Existe a possibilidade de que tais trechos ferroviários sejam concedidos para a iniciativa privada.

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Um passo para a assinatura: Concessão das linhas 11, 12 e 13 é homologada para o Grupo Comporte

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