CPTM volta a suspender o Expresso Linha 10, desta vez até 30 de setembro

Obras de modernização da estação São Caetano foram o motivo apontado para a suspensão do serviço. Companhia também havia interrompido Expresso entre julho e agosto
Obras na estação São Caetano (Jean Carlos)

O Expresso Linha 10, da CPTM, voltará a ser suspenso nesta terça-feira, 13, informou a companhia em nota. O serviço realizado entre Santo André e Tamanduateí, ficará paralisado até o dia 30 de setembro para obras de modernização da estação São Caetano, da Linha 10-Turquesa.

Segundo a companhia, será realizada a montagem das estruturas metálicas da passarela de transposição das vias da estação São Caetano, o que impede que o Expresso opere com segurança.

Trata-se da segunda suspensão do Expresso Linha 10 desde julho. No dia 18 daquele mês, a CPTM interrompeu o funcionamento por conta de obras de melhoria das estações Utinga, Prefeito Saladino e São Caetano. A retomada ocorreu em 8 de agosto.

A CPTM deixou de operar o Expresso da Linha 10-Turquesa, que só faz uma parada em São Caetano, durante cerca de um ano, entre 2020 e 2021, no auge da pandemia do Covid-19. O serviço voltou a funcionar em fevereiro do ano passado.

Os passageiros afetados pela suspensão poderão seguir viagem utilizando o Serviço 710, que opera entre Rio Grande da Serra e Jundiaí.

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  1. Com a nova configuração operacional a partir de 4/5/21, a “reunificação” da Linha Integradora-710, resultado da união das linhas 7-Rubi com 5.968.244, e 10-Turquesa com 5.481325 somou 11.449.569, este “Expresso Linha-710” entre Sto André Tamanduateí perdeu a razão de existir, pois sua utilidade era para não se fazer transferência no congestionado Brás, algo que deixou de existir, e ultrapassou em quantidade em 21% a linha 11-Coral com 9.461.724, estima-se que cerca de 165 mil passageiros foram beneficiados diariamente com o fim das desconfortáveis transferências entre trens nas Estações Luz e Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, de acordo com estudos preliminares, os passageiros economizam oito minutos não realizando as transferências nas Linhas 7 e 10, podendo descer e distribuir em locais mais convenientes evitando tumultos, além da facilidade de se reduzir consideravelmente o número de baldeações.
    Um fato notório persistente que já havia sido explanado nos debates pelo candidato a governador Marcio França em 2018 e agora novamente por Tarcísio de Freitas e o sr. Elvis e os demais candidatos em 2022 é que ás gestões anteriores do PSDB possuem ~840 obras incompletas e tem iniciado muitas novas obras do metrô sem concluir nenhuma.
    As atuais Linhas 7-Rubi, e 10-Turquesa possuem praticamente a mesma quantidade de usuários já demonstrado em tabelas anteriores com a tendência da Linha 10-Turquesa ultrapassar assim que forem concluídas as expansões da Linha 2-Verde e Linhas 5-Lilás e 15-Prata no Ipiranga.
    Com relação a Linha-11 Esta linha já ultrapassou em muito o limite de saturação com 7,1 passageiros por m² os passageiros possuem atualmente a opção de chegar a Barra Funda utilizando a Linha 3-Vermelha, e com a futura interconexão e chegada da Linha 2-Verde na Penha os mesmos poderão acessar as Linhas 5-Lilás, 15-Prata além dos serviços expresso até a Luz ou além da “Linha integradora 710″ em Tamanduateí.

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