Cratera se abre em área por onde passa o tatuzão da Linha 6-Laranja

Estação Itaberaba (iTechdrones)
Estação Itaberaba (iTechdrones)

Nesta segunda-feira, 20, um incidente afetou as obras da Linha 6-Laranja na Zona Norte de São Paulo. Uma cratera de cerca de 10 metros de diâmetro se abriu nas proximidades da Estação Itaberaba.

A ocorrência geológica aconteceu na Avenida Ministro Petrônio Portela dentro da área do Condomínio Viverde. Imagens mostram que uma quadra poliesportiva foi parcialmente atingida, afundando o solo.

Buraco formado após a passagem do tatuzão (Jovem Pan)
Buraco formado após a passagem do tatuzão (Jovem Pan)

As causas do incidente ainda estão sendo apuradas. Recentemente a Tuneladora Norte, que estava localizada na Estação Itaberaba, partiu no sentido do VSE Felipe Mendes.

Segundo informações preliminares, a região do acidente foi isolada e o trânsito na avenida foi parcialmente interditado. Não houve feridos ou vítimas.

As obras da Linha 6-Laranja, sobretudo no sentido norte, têm enfrentado uma série de complicações devido à alta complexidade geológica do local. Apesar de parte do solo ter formação em granito, alguns trechos apresentam materiais diferentes.

Em verde - Estação ItabervaEm vermelho - Local do incidente
Em verde – Estação Itaberaba
Em vermelho – Local do incidente

Esses trechos são as chamadas falhas geológicas. Para o tatuzão que escava em rocha estas falhas são pontos de fragilidade onde, em casos extremos, pode haver movimentação de solo indesejada com repercussões na superfície.

A questão geológica da Linha 6-Laranja inclusive pode ser ponto de futuro reequilíbrio de contrato tendo em vista que tais ocorrências impactam o contrato de forma cada vez mais intensa.

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O site procurou a concessionária LinhaUni para o esclarecimento da situação, que respondeu com a seguinte nota:

“Na manhã de hoje, 20 de maio, a Av. Ministro Petronio Portela teve um pequeno trecho parcialmente interditado em seu sentido norte, por uma intercorrência no solo. O local já estava isolado como medida preventiva e a região já era monitorada devido a esta condição atípica do solo e sua interface com as escavações do túnel com a tuneladora Norte. As equipes técnicas do projeto e da Concessionária Linha Uni já se encontram no local e neste momento não há indicativo de riscos às edificações no entorno. A equipe da CET foi imediatamente acionada e a situação está controlada.”

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