Um descarrilamento de um trem de carga da MRS Logística afeta a operação da Linha 11-Coral na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro.
O descarrilamento ocorreu entre as estações Brás e Tatuapé afetando três das quatro vias operacionais das linhas 11-Coral e 12-Safira.
Segundo informações preliminares obtidas pelo site, a composição cargueira se acidentou nas proximidades da oficina de Roosevelt, próximo a estação Brás, comprometendo dois aparelhos de mudança de via.
A composição de carga da MRS carregava bauxita (minério de alumínio) para o interior de São Paulo. As equipes da CPTM e concessionária atuam para a solução do problema
Situação atual
A operação da Linha 11-Coral é de VELOCIDADE REDUZIDA. Os trens circulam entre as estações Estudantes e Luz. Entre Tatuapé e Brás os trens circulam em via singela com velocidade reduzida.
A CPTM solicitou 57 ônibus do sistema PAESE e a liberação das transferências na Linha 3-Vermelha em Itaquera e Tatuapé para melhor atender aos passageiros.
A operação da Linha 12-Safira é NORMAL. Os trens realizam viagens entre Calmon Viana e Brás normalmente.
O serviço Expresso Aeroporto (Aeroporto Guarulhos – Barra Funda) teve a OPERAÇÃO NORMALIZADA a partir das 7h.
A operação do Serviço 710 não foi afetada. A operação do trecho é NORMAL para o período.
Segue abaixo o posicionamento da CPTM sobre o ocorrido:
ATUALIZAÇÃO 6H40
“A circulação na Linha 12-Safira está em processo de normalização. Na Linha 11-Coral, os trens circulam em via única e maiores intervalos entre as estações Tatuapé e Brás. O Expresso Aeroporto volta a circular a partir das 7h.
Na madrugada desta quarta-feira (18/12), por volta das 2h10, um trem de carga da MRS Logística descarrilou na via 3, próximo à Estação Brás da CPTM, interferindo também nas vias 1 e 2, que já foram liberadas. A circulação de trens das Linhas 11-Coral e 12-Safira iniciou com interdição parcial no trecho entre as estações Tatuapé, Brás e Luz, sem interferência no Serviço 710.
A CPTM solicitou 57 ônibus do Sistema Paese entre as estações Brás e Tatuapé, além da liberação das integrações com o Metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, para atender aos passageiros do trecho. Técnicos da companhia atuam junto com a MRS Logística para a retirada dos vagões de cargas das vias e avaliação de possíveis danos causados. Não há registro de feridos. As causas do acidente serão investigadas pela CPTM e MRS.”
Bom dia Jean e amigos
A data do título está dia 12 e não dia 18.
Não precisa publicar esta mensagem, pode apagar.
A MRS Logística será devida proporcionalmente punida por este enorme entrave ao bem-estar da população em seus deslocamentos na data de hoje?
Por que nunca vemos notícias de multas, penalidades e outras sanções aplicadas pelo poder público a empresas privadas, caso da MRS Logística, em situações por elas provocadas e que transtornam a vida de milhões de pessoas?
Por que, ostensivamente, as equipes de reparo que se viam trabalhando no local do descarrilamento de hoje pertenciam à estatal CPTM e não à privada MRS Logística, responsável pelo sinistro e suas gravíssimas consequências?
Em São Paulo o capital privado comete a lambança e o poder público vem limpar?
Algumas questões desta manhã de mais sofrimento do zé povinho, sempre tão distante de seu “governador”.
A via onde aconteceu o descarrilhamento pertence a CPTM e também foi próximo ao pátio de manutenção da CPTM, então é natural que a CPTM vai colocar os trens da MRS de volta nos trilhos em vez da MRS, pois se for esperar a MRS chegar para retirar o trem, vai demorar ainda mais. Como o contrato da MRS é com o governo federal, duvido muito que haja alguma multa contra a mesma, o governo federal sempre é mais relaxado quando é para multar as concessionárias contratadas, não é atoa que a malha ferroviária federal está em frangalhos.
urgente uma linha só para cargas !!
Fica comprovado que não existe preocupação com as pessoas, para os gestores as concessões são mais importantes.
Esta ocorrência e este caos já eram totalmente previsíveis, pois já se se repetiu recentemente, se mantidas esta insensatez, e foram previstas em comentários neste site no momento após estes planos feitos por pessoal despreparados no conhecimento de logística, demonstrando que não aprenderam nada com os erros do passado!
Ficou evidenciado o gravíssimo erro de planejamento e uma falha grotesca de logística com a manutenção do tráfego de cargueiros além com os prosseguimentos dos planos mirabolantes de bloqueios simultâneos no gargalo no Brás com as Linhas 13-Jade para chegar a Barra Funda, tem que interpenetrar em “X” na 12-Safira e em seguida novamente em “Y” na saturadíssima 11-Coral que são concorrentes o que as tornam totalmente inconvenientes sua operação, (sem interferência no Serviço-710) que conforme previsto funcionou normalmente.
É incrível como tudo isso se torna uma coisa depois de que “alguém” toma parte, a sujeira se torna limpa e o dia vira noite. Bom dia a todos.
2024 e os trens de carga seguem atrapalhando os trens de passageiros, porque não tem uma outra via alternativa, colocaram o Ferroanel Norte no fundo da gaveta e renovaram com a MRS em troca de uma segregação meia-boca na mesma faixa de domínio, que ainda vai afetar a malha de passageiros, e um punhado de reformas nas estações. É o Brasil do atraso, chancelado pelo Governo Federal e o Governo do Estado.
Correto Vinícius.
Estas ocorrências já eram totalmente previsíveis, e se repetiram se mantidas esta insensatez, e foram colocadas em comentários neste site no momento após estes planos feitos por pessoal despreparados no conhecimento de logística!
Ficou evidenciado o gravíssimo erro de planejamento e uma falha grotesca de logística com a manutenção do tráfego de cargueiros além com os prosseguimentos dos planos mirabolantes de bloqueios simultâneos no gargalo no Brás com as Linhas 13-Jade para chegar a Barra Funda, tem que interpenetrar em “Y” na 12-Safira e em seguida novamente em “Y” na saturadíssima 11-Coral que são concorrentes o que as tornam totalmente inconvenientes sua operação, uma ocorrência ou pane em uma bloqueia este conjunto todo, este fato é corriqueiro, e deveria no máximo ter uma conexão (com a 12-Safira) a não ser que se expanda as construções das linhas após o Brás, pois só a modernização da sinalização é insuficiente, e deveria ser prioritária antes de se fazer esta alteração, uma vez que comprovadamente Trens Metropolitanos deveriam prevalecer em relação aos TIC, pois beneficiam mais usuários, pois a expansão desta Linha 13-Jade deveria ser no sentido do Alto Tietê (Bonsucesso) e jamais Barra Funda sem que se expanda as linhas.
Seria mais conveniente agilizar a construção das Estação Integradora Água Branca e Bom Retiro e remover os cargueiros da MRS deste trecho com a construção do Ferroanel e focar na expansão das Linhas-2 e 13 até Guarulhos o mesmo ocorrendo com a periférica Linha-14 Onix com melhor utilização racional da Linha Integradora-710 para redistribuir o fluxo desta região.
Antigamente as empresas reencarrilhavam rápido. Hoje a CPTM pena para conseguir fazer algo tão corriqueiro em uma ferrovia.
Entendo que você por desconhecimento dos fatos avaliou muito mal a gravidade da ocorrência, não foi algo tão corriqueiro, portanto não acredito que se estivesse no comando ou a CCR a resolução seria mais rápida.
Conforme imagens publicadas não houve um simples descarrilamento em que uma ação rápida de recolocação resolveria, e sim um rompimento de trilhos e danificação de dormentes, grampos e estruturas das vias e cabos elétricos, ficando comprovado que continua não existindo preocupações com as pessoas, para os gestores as concessões afoitas são mais importantes.
É o segundo descarrilamento da MRS em linhas da CPTM em dois anos. Quando o Governo do Estado vai eliminar esse compartilhamento de vias? Cadê o Ferroanel?
A sua pergunta ja responde: 1 descarrilamento por ano provavelmente é considerado pouco aos olhos do governo.
Ônibus do “PAESE” entre Tatuapé e Brás é inútil.
Só deve ter aumentado o trânsito na região com ônibus praticamente vazios.
A gigantesca maioria vai preferir, como alternativa, utilizar a L3 do Metrô, pois é MUITO MAIS rápido neste caso.
É só lembrar de 1 ano atrás, quando a instalação de AMV (aparelho de mudança de via) em “X” no Brás, nas vias da L12, deixou esta linha (L12) temporariamente com terminal em Tatuapé.
A grande maioria continuava viagem pela L3.
Quase ninguém quis usar o PAESE.
Resultado: PAESE cancelado em pouco tempo.
Mas a CPTM dificilmente aprende com os erros do passado.
Independente do uso ou n eles tem q disponibilizar
A grande maioria preferiria seguir viagem pela Linha 3.
O grande problema é conseguir embarcar na Linha 3!
Era uma questão de tempo! Fico até admirado que esse tipo de incidente felizmente não aconteça com mais frequência.
Desde que a CPTM assumiu as linhas que cruzam a grande São Paulo, já se deveria haver segregado uma via exclusiva para os trens de carga. Teria sido bem menos custoso e bem menos complexo do que será faze-lo agora.
Além do tráfego em si, existe a relevante questão da tonelagem/eixo muito maior dos trens de carga – que obviamente desgasta prematuramente as vias da CPTM.
Sem vias segregadas, e com o ferroanel existindo apenas nos sonhos, esse tipo de incidente tende a infelizmente continuar fazendo parte da nossa rotina.