Em meio a previsões para 2025, Tarcísio diz que trem da Linha 17 já está se movimentando

Em balanço do ano, governador de São Paulo revelou novidades na mobilidade sobre trilhos no estado. Confira
Trem N01 da Linha 17-Ouro
Trem N01 da Linha 17-Ouro (CMSP)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez um balanço da sua gestão nesta quarta-feira, 18, e abordou a mobilidade urbana sobre trilhos.

Entre os anúncios, ele revelou que o trem da Linha 17-Ouro, da BYD, já estaria realizando testes dinâmicos, ou seja, se movimentando dentro do pátio Água Espraiada.

Tarcísio também prevê realizar os leilões das Linha 16-Violeta e do Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba no ano que vem.

Veja a seguir os principais pontos abordados por ele:

Linha 17-Ouro

Segundo o governador, a BYD já está movimentando o trem N01, que chegou a São Paulo em setembro, mas por enquanto longe das vias operacionais, o que deve ocorrer em 2025. Ainda neste mês desembarcará em Santos o N02, segunda de 14 composições de monotrilho que estão sendo fabricadas na China.

Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela (PMTS)

Extensões das linhas 4-Amarela e 5-Lilás

As obras da esperada extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra tiveram um pequeno atraso. Segundo Tarcísio, elas terão início em 2025, assim como no prolongamento da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela.

Até então, o governo esperava dar início às atividades das estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra neste mês. Recentemente, a Cetesb concedeu a Licença Ambiental Prévia do trecho, mas ainda é preciso outra licença, de instalação, para que os canteiros possam ser montados.

Linha 16-Violeta

No momento em processo de estudos técnicos, a Linha 16-Violeta irá a leilão em 2025, prometeu o governador. O prazo parece otimista já que as informações levantadas pela iniciativa privada deverão ser entregues por volta de março à Secretaria de Parcerias em Investimentos. Daí em diante é preciso elaborar a modelagem do contrato e realizar consultas e audiências públicas e sondagens com o mercado, entre outras atividades. Ou seja, um tempo curto.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona
Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

Trem Intercidades Eixo Oeste (São Paulo-Sorocaba)

O segundo trem regional de São Paulo deve ter o edital publicado no ano que vem. Ao contrário do TIC Eixo Norte, a ferrovia que ligará a capital a Sorocaba não inclui a Linha 8-Diamante, já concedida e por isso terá de prever uma forma de compartilhamento das vias no trecho central.

Linha 6-Laranja

O otimismo do governador também se fez presente na Linha 6-Laranja, que está a cargo da concessionária Linha Uni. Segundo ele, o Tatuzão Sul deve chegar a São Joaquim em março e então iniciar as escavações da extensão até a futura estação Parque da Mooca/São Carlos. O novo trecho deve ser alvo de um aditivo para ser viabilizado juntamente com a extensão ao norte.

Tatuzão Sul chega ao VSE Pacaembu
Tatuzão Sul (Redes Sociais)

Linha 19-Celeste

Anunciada pelo Metrô, a licitação da Linha 19 entre Guarulhos e São Paulo foi lembrada por Tarcísio, que pretende contratar as empresas em 2025.

Linha 20-Rosa

Sem trazer detalhes, o gestor estadual afirmou que o governo irá contratar o projeto da Linha 20-Rosa. Diferentemente da Linha 19, o ramal entre o ABC Paulista e a região da Lapa deverá ser uma concessão à iniciativa privada.

Linha 19-Celeste: Estação previa de projeto de estação (Jean Carlos)
Linha 19-Celeste: projeto prévio de estação (Jean Carlos)

Linha 2-Verde

O governador repetiu o que já havia dito: que a tuneladora Cora Coralina concluirá a primeira etapa de escavação em 2025 e será levada para a Penha para iniciar a segunda fase de escavação. Ele, no entanto, disse que a partida deverá ser rápida para abrir caminho para a chegada de um novo tatuzão que escavará o trecho até Guarulhos.

3 comments
  1. Eu acredito que a L16 e L20 não vão avançar muito devido a burocracia, talvez em 2027 em diante, mas saindo as demais linhas L6, L4, L5, L2 e L19 já fico muito satisfeito.

  2. é muita loucura sem fundamento…
    tantas obras mais fáceis, que não sai de jeito nenhum…
    ex: Estação Varginha, nada … Taboão da Serra nada ..
    Cesar de Souza CPTM? nada… Jade até Bonsucesso , nada… Vila Nova União nada… Onix nem sinal…

  3. Ola Ricardo e amigos presentes
    Ontem completou três anos da abertura oficial para o publico da estação Vila Sônia, e o funcionamento total só começou em 10 de maio de 22, e quanto a propalada extensão até Taboão da Serra, eu passei em frente ao local da estação em TS e as informações que tive é que vai mesmo atrasar, só para citar um dos fatos, a passarela que ia ser demolida, está suspensa, porque houve uma mobilização contra e a prefeitura cancelou a ideia temporariamente e agora com o novo prefeito a coisa pode tomar novos rumos, embora eu ache ridícula essa demolição pois a meu ver ela deveria ser melhorada e integrada à estação e também tem a questão das desapropriações e ver em que pé elas estão, eu já vi muita obra atrasada por causa disso. Aproveito o ensejo para desejar os meus votos de Um Feliz Natal e um 2025 com muita saúde e realizações. Obrigado a todos que participaram dos meus comentários este ano.

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