Dois anos após assumir a Linha 9-Esmeralda, ViaMobilidade fará operação reforçada no horário de pico

Trens deverão realizar viagens internas entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal com intervalos de 4,5 minutos. Estratégia era realizada pela CPTM, mas foi suspensa pela concessionária logo que assumiu o ramal em 2022
Trens irão circular entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal (Jean Carlos)
Trens irão circular entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, concessionária que assumiu as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos há cerca de dois anos, finalmente anunciou que retomará o looping operacional na Linha 9-Esmeralda.

A estratégia especial, que oferecia viagens internas entre Pinheiros e Jurubatuba, foi implantada na gestão da CPTM para dar conta da maior demanda nesse trecho, mas acabou suspensa pela empresa privada em 2022.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo comunicado da concessionária, a partir do dia 08 de janeiro, segunda-feira, os trens deverão ter destinos alternados durante os horários de pico da manhã e da tarde, quando o movimento de passageiros é maior.

Trens partirão alternadamente da estação Mendes-Vila Natal para Osasco e Pinheiros (Jean Carlos)
Trens partirão alternadamente da estação Mendes-Vila Natal para Osasco e Pinheiros (Jean Carlos)

A proposta, no entanto, é mais ampla do que antes, com viagens extras sendo realizadas entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal (trecho prioritário) e entre Osasco e Mendes-Vila Natal.

A ideia é de que no trecho prioritário os trens tenham destinos alternados. Enquanto um segue diretamente até Osasco, outro segue para Pinheiros e retorna para Mendes. O intervalo neste caso será de 4,5 minutos.

O intervalo no trecho entre as estações Osasco e Pinheiros será de 9 minutos no horário de pico. Os passageiros deverão ser informados por meio de avisos sonoros sobre os destinos dos trens.

Trens para Osasco circularão com intervalos de 9 minutos (Jean Carlos)
Trens para Osasco circularão com intervalos de 9 minutos (Jean Carlos)

Estratégia adotada pela CPTM

Durante quase dois anos de concessão, uma das estratégias operacionais mais importantes para o equilíbrio da oferta da Linha 9-Esmeralda não foi praticada. Mesmo com a baixa demanda no período pós pandemia, o horário de pico era marcado por trens com grande lotação.

A estratégia que será adotada pela ViaMobilidade mostra certos aprimoramentos ante ao antigo “Looping Pinheiros-Jurubatuba” da CPTM. O atendimento às demandas na periferia da linha poderá facilitar o deslocamento da população que mais precisa.

Loop Pinheiros-Jurubatuba operado pela CPTM (Jean Carlos)
Loop Pinheiros-Jurubatuba operado pela CPTM (Jean Carlos)

Durante a gestão da estatal, o intervalo no trecho prioritário era de 4 minutos entre Pinheiros e Jurubatuba, e 8 minutos no restante do trecho. No auge, esse intervalo chegou a ser de 3 minutos no horário de pico. A variação de intervalo apresentada pela ViaMobilidade pode ser justificada pela maior extensão do loop.

A mudança, apesar de bastante atrasada, será bem vinda. Bastará ver se, na prática, a Linha 9-Esmeralda estará preparada para o aumento no nível de serviço.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Reparei que a nova subestação no trecho entre Grajaú e Mendes-Vila Natal ainda não foi ativada, pois para esse looping interno é necessário ativar a subestação e também quando Varginha entrar em operação! Além disso, as subestações Cidade Jardim e Socorro precisam serem construídas, senão a Linha 09 não vai suportar esse tráfego ampliado de trens!

  2. A linha 08 e 09 estão largadas a noite vc não encontra um segurança está tendo diversos casos de assaltos e roubos e ninguém faz nada no último dia 25/12 o filho de um amigo meu de infância foi brutalmente espancado e roubado na estação jardim Silveira foi encontrado só no dia 26 ele era surdo e mudo, o pior veio depois não chamaram o SAMU, nem os bombeiros, nem a polícia militar nem a guarda de Barueri para tomar as devidas providências o garoto estava muito machucado não poderia ter sido socorrido do modo que foi, até agora a família não sabe o que aconteceu os “seguranças não se apresentaram ainda para depor não fizeram o BO mesmo tendo sido dentro da estação do jardim Silveira foram omissos e passados seis dias o garoto não resistiu aos ferimentos e entro em Óbito seu nome é
    Rodolfo Rodrigues da Silva, queremos justiça já

Comments are closed.

Previous Post

LinhaUni divulga localização atual dos seus dois tatuzões

Next Post

Linha 15-Prata começará operação às 13h neste sábado, 6

Related Posts