A ViaMobilidade, concessionária que assumiu as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos há cerca de dois anos, finalmente anunciou que retomará o looping operacional na Linha 9-Esmeralda.
A estratégia especial, que oferecia viagens internas entre Pinheiros e Jurubatuba, foi implantada na gestão da CPTM para dar conta da maior demanda nesse trecho, mas acabou suspensa pela empresa privada em 2022.
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Segundo comunicado da concessionária, a partir do dia 08 de janeiro, segunda-feira, os trens deverão ter destinos alternados durante os horários de pico da manhã e da tarde, quando o movimento de passageiros é maior.
![Trens partirão alternadamente da estação Mendes-Vila Natal para Osasco e Pinheiros (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/01/20230701_151603-9-4.jpg)
A proposta, no entanto, é mais ampla do que antes, com viagens extras sendo realizadas entre Pinheiros e Mendes-Vila Natal (trecho prioritário) e entre Osasco e Mendes-Vila Natal.
A ideia é de que no trecho prioritário os trens tenham destinos alternados. Enquanto um segue diretamente até Osasco, outro segue para Pinheiros e retorna para Mendes. O intervalo neste caso será de 4,5 minutos.
O intervalo no trecho entre as estações Osasco e Pinheiros será de 9 minutos no horário de pico. Os passageiros deverão ser informados por meio de avisos sonoros sobre os destinos dos trens.
![Trens para Osasco circularão com intervalos de 9 minutos (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/01/IMG_9606-570-5.jpg)
Estratégia adotada pela CPTM
Durante quase dois anos de concessão, uma das estratégias operacionais mais importantes para o equilíbrio da oferta da Linha 9-Esmeralda não foi praticada. Mesmo com a baixa demanda no período pós pandemia, o horário de pico era marcado por trens com grande lotação.
A estratégia que será adotada pela ViaMobilidade mostra certos aprimoramentos ante ao antigo “Looping Pinheiros-Jurubatuba” da CPTM. O atendimento às demandas na periferia da linha poderá facilitar o deslocamento da população que mais precisa.
![Loop Pinheiros-Jurubatuba operado pela CPTM (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2024/01/DSCN0025-2.jpg)
Durante a gestão da estatal, o intervalo no trecho prioritário era de 4 minutos entre Pinheiros e Jurubatuba, e 8 minutos no restante do trecho. No auge, esse intervalo chegou a ser de 3 minutos no horário de pico. A variação de intervalo apresentada pela ViaMobilidade pode ser justificada pela maior extensão do loop.
A mudança, apesar de bastante atrasada, será bem vinda. Bastará ver se, na prática, a Linha 9-Esmeralda estará preparada para o aumento no nível de serviço.
Antes tarde do que nunca
Antes da concessão a CPTM já chegou a testar trens indo do Grajaú até Pinheiros.
Reparei que a nova subestação no trecho entre Grajaú e Mendes-Vila Natal ainda não foi ativada, pois para esse looping interno é necessário ativar a subestação e também quando Varginha entrar em operação! Além disso, as subestações Cidade Jardim e Socorro precisam serem construídas, senão a Linha 09 não vai suportar esse tráfego ampliado de trens!
A linha 08 e 09 estão largadas a noite vc não encontra um segurança está tendo diversos casos de assaltos e roubos e ninguém faz nada no último dia 25/12 o filho de um amigo meu de infância foi brutalmente espancado e roubado na estação jardim Silveira foi encontrado só no dia 26 ele era surdo e mudo, o pior veio depois não chamaram o SAMU, nem os bombeiros, nem a polícia militar nem a guarda de Barueri para tomar as devidas providências o garoto estava muito machucado não poderia ter sido socorrido do modo que foi, até agora a família não sabe o que aconteceu os “seguranças não se apresentaram ainda para depor não fizeram o BO mesmo tendo sido dentro da estação do jardim Silveira foram omissos e passados seis dias o garoto não resistiu aos ferimentos e entro em Óbito seu nome é
Rodolfo Rodrigues da Silva, queremos justiça já