O Tatuzão Norte, da Linha 6-Laranja, terá que escavar mais do que rocha em seu percurso até a estação João Paulo I. A Acciona, construtora responsável pela obra do ramal de 15 km, confirmou ao site que está enchendo o poço VSE Simão Velho com argamassa e que será escavada pela tuneladora durante sua passagem.
A informação foi fornecida pela empresa após enviarmos questionamentos a respeito dos danos que surgiram nas últimas semanas em imóveis localizados nas ruas Simão Velho e Matheus Leão e na Avenida Miguel Conejo. De acordo com relatos de moradores, paredes apresentaram rachaduras e pisos sofreram afundamento.
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O motivo que afetou essas estruturas, no entanto, não foi revelado pela Acciona, que negou que eles foram causados por sondagens mal finalizadas ou detonações realizadas para retirar as rochas do subsolo. Essas hipóteses foram levantadas por funcionários ouvidos por este site.
“As informações a respeito das sondagens mal executadas e detonações para escavar o poço não procedem. A empresa ainda ressalta que não se trata de uma concretagem, mas de um revestimento de argamassa, procedimento usual utilizado em poços de menor diâmetro“, explicou o comunicado enviado pela Acciona.

A empresa também garantiu que a região está segura. “A companhia mantém contato diário com os proprietários do imóveis entre as Ruas Simão Velho, Matheus Leão e na Avenida Miguel Conejo e reforça que todos que necessitaram de remoção das suas residências receberam total apoio. Também reitera que, no momento, não há atividades na área e não há risco de novos danos“, completou a nota.
Escavações em rocha
O chamado “Tatuzão Norte” partiu do VSE Tietê em 15 de novembro e chegou à estação Freguesia do Ó no final de janeiro. A máquina de escavação, com roda de corte própria para abrir os túneis em rocha, voltou a trabalhar dias atrás, porém, sem que a data exata tenha sido divulgada.
O processo de escavação em rocha é mais lento, por isso o tempo para atingir a estação João Paulo I deverá ser mais longo. Por outro lado, o percurso do Tatuzão Norte será menor, de cerca de 5 km.
As escavações de tatuzões costuma afetar a superfície já que mesmo com mapeamentos de subsolo não é raro encontrar surpresas pelo caminho. Foi o que ocorreu nas obras da Linha 5-Lilás entre Santo Amaro e a estação Chácara Klabin.