A Linha 11-Coral da CPTM amanheceu ainda com efeitos colaterais do descarrilamento de um trem da MRS Logística ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 18.
As equipes da CPTM e da MRS ainda estão solucionando as questões relativas ao descarrilamento. As atividades foram intensificadas às 21h da quarta-feira. Vídeos mostram tentativas da MRS para encarrilar uma das locomotivas acidentadas, mas sem sucesso.
A via permanente, conjunto de trilhos e dormentes, foi danificado, sendo necessário a realização de reparos para a restauração das condições operacionais da Linha 11-Coral.
Status das Linhas
A Linha 11-Coral segue operando com VELOCIDADE REDUZIDA entre Brás e Tatuapé.
Segundo o site da empresa, o sistema PAESE foi acionado e a transferência com a Linha 3-Vermelha nas estações Itaquera e Tatuapé foi liberada.
“Por motivo de Interferência de Trem de Carga, os trens da Linha 11-Coral estão circulando com maiores intervalos entre as Estações Brás e Tatuapé. Acionado PAESE com a SPTRANS e Transferência gratuita com o METRÔ nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé.”
A Linha 12-Safira segue com OPERAÇÃO NORMAL entre Calmon Viana e Brás
A Linha 13-Jade segue com OPERAÇÃO NORMAL, segundo o site da CPTM
O descarrilamento que ocorreu na quarta-feira, 18, afetou quatro das três vias operacionais das linhas 11-Coral e 12-Safira. Ao longo do dia duas vias foram liberadas e uma delas permanece interditada até a manhã desta quinta-feira, 19.
Às 5h30 a CPTM enviou a seguinte nota ao site:
“A circulação das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 13-Jade e do serviço Expresso Aeroporto está normal na manhã desta quinta-feira (19).
Desde o início da operação comercial, a Linha 11-Coral está circulando por via única e com maiores intervalos entre as estações Brás e Tatuapé para continuidade dos trabalhos dos técnicos de manutenção que atuam na avaliação e conserto dos trilhos para a liberação e normalização da circulação dos trens.
A CPTM solicitou 10 ônibus do Sistema Paese entre as estações Brás e Tatuapé. Outras opções para o passageiro são a Linha 12-Safira e a Linha 3-Vermelha do Metrô, que está com a transferência liberada nas Estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.
Na madrugada da última quarta-feira (18/12), por volta das 2h10, um trem de carga da MRS Logística descarrilou na via 3, próximo à Estação Brás da Linha 11-Coral da CPTM. As causas do acidente estão sendo investigadas pela CPTM e MRS, qualquer ilação sobre a causa do descarrilamento neste momento não tem nenhuma relação com a verdade dos fatos.”
Esse é o preço da burocracia e da preguiça em construírem o Ferroanel Norte que ligaria Manoel Feio até Perus. Está mais do que da hora as mentes brilhantes do poder pararem de brigar e em nome da população da cidade de SP fazerem uma nova linha exclusivo para trens de carga, caso contrario, esse é o começo das dores. mais prejuízos teremos e esse descarrilamento está custando caro ao povo de SP.Não é de hoje.
Conforme imagens publicadas não houve um simples descarrilamento, e sim um rompimento de trilhos e danificação de dormentes e estruturas das vias ficando comprovado que não existe preocupação com as pessoas, para os gestores as concessões afoitas são mais importantes.
Esta ocorrência e este caos decorrentes já eram totalmente previsíveis, pois já se repetiu recentemente, se mantidas esta insensatez, e foram descritas em comentários em inúmeros sites no momento após estes planos feitos por pessoal despreparados no conhecimento de logística, demonstrando que não aprenderam nada com os erros do passado!
Ficou evidenciado e comprovado o gravíssimo erro de planejamento e uma falha grotesca de logística com a manutenção do tráfego de cargueiros além com os prosseguimentos dos planos mirabolantes de bloqueios simultâneos no gargalo no Brás com as Linhas 13-Jade para chegar a Barra Funda, tem que interpenetrar em “X” na 12-Safira e em seguida novamente em “Y” na saturadíssima 11-Coral que são concorrentes o que as tornam totalmente inconvenientes sua operação, sem interferências no Serviço-710 que conforme previsto continuou a operar normalmente em que uma ocorrência ou pane em trecho não bloquearia o conjunto todo, este fato se não for corrigido se tornara corriqueiro.
“Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como resultado que aponta em outra direção” Steve Jobs
Prometem um arco-íris de cores e números para futuras linhas, mas não são capazes de entregar um simples Ferroanel pra remover os trens de carga do centro de São Paulo.