A ViaMobilidade, operadora responsável pelas Linha 8 e 9 de trens metropolitanos, realizou uma série de atividades no último de semana em virtude da interdição do trecho entre Santo Amaro e Berrini. Além do reforço da manutenção, foram aplicados treinamentos para empregados.
Com vistas a contornar as adversidades dos primeiros meses de operação, a concessionária aproveitou a janela disponível no último final de semana para atuar na zeladoria da Linha 9-Esmeralda.
As ações contaram com a participação de aproximadamente 200 funcionários que realizaram serviços em campo e também nas estações. Destaca-se a revisão da via permanente, rede aérea, manutenção dos elevadores e iluminação das estações.

Em termos de treinamento, foram realizadas atividades como a operação manual das máquinas de chave e o reforço de práticas como o “aponte e fale”. A prática é bastante utilizada em ferrovias no Japão e garante que as ações dos funcionários sejam realizadas com maior nível de atenção.


Espera-se que as atividades possam melhorar a experiência de viagem dos passageiros, bem como minimizar a quantidade de incidentes notáveis durante as viagens. A prática de treinamentos, sobretudo os de reciclagem, são fundamentais para que os profissionais envolvidos estejam sempre atualizados e conscientes de seu papel na mobilidade de milhares de pessoas.