Estação 14 Bis-Saracura ganha ‘buraco’ de 20 cm para concretagem da via

Linha Uni foi autorizada a perfurar subsolo do canteiro de obras para executar a via permanente da estação da Linha 6-Laranja

Canteiro de obras da estação 14 Bis e o X mostrando o local aproximado do furo
Canteiro de obras da estação 14 Bis e o X mostrando o local aproximado do furo (Linha Uni)

A maior parte das obras da estação 14 Bis-Saracura ainda aguarda o fim da retirada dos artefatos arqueológicos encontrados no local, mas ao menos uma atividade foi autorizada pelo Iphan, a concretagem da via permanente da Linha 6-Laranja.

Os trabalhos começaram na terça-feira, 24, e terão duração de três meses. Mas é a forma encontrada pela Linha Uni para passar o concreto, que chama a atenção.

A empresa realizou um furo de 20 cm de diâmetro e 25 metros de profundidade em uma área próxima aos sítios arqueológicos. Trata-se de um ponto no canteiro de obras próximo à entrada da área e fora dos trechos que estão sendo investigados.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Segundo a Linha Uni, o pequeno furo permite a descida do concreto e a ventilação e água no túnel.

Planta que mostra o local do furo de 20 cm (em verde) (Linha Uni)

Cronograma afetado por imprevistos

A situação da estação 14 Bis-Saracura é bastante complexa. Para não atrasar a obra como um todo, a Acciona, construtora responsável pelas atividades, passou direto com o Tatuzão Sul pelo local, cujas obras mal chegaram a passar de 15% do cronograma.

O local onde no futuro ficarão as plataformas ganhou aduelas de concreto, formando um túnel provisório. Com o fim da escavação pela tuneladora, agora a empresa prepara a concretagem da laje que receberá os trilhos.

Como 14 Bis está distante de outras estações e poços de ventilação, a solução encontrada foi usar uma espécie de “injeção” para passar o material pelo “corpo” até chegar ao túnel.

Um dos sítios arqueológicos investigados (Linha Uni)

O diâmetro pode ter sido calculado para não causar instabilidade na estrutura de aneis de concreto, que se apoiam uns nos outros para dar rigidez suficiente para suportar a pressão externa.

Não está claro, contudo, se a via permanente em execução é uma obra provisória que terá de ser refeita após a vala da estação puder ser escavada, ou se a construtora encontrou uma forma de montar a estrutura definitiva.

Fora do cronograma original, 14 Bis deverá ser inaugurada no começo de 2029 caso não ocorram mais atrasos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários