Falha faz trem “pular” três estações na Linha 15-Prata
Composição só conseguiu fazer parada na estação Jardim Planalto na noite desta quarta-feira, 25. Metrô apontou como causa um comando indevido no Centro de Controle Operacional

Um trem da Linha 15-Prata apresentou uma falha na sua operação durante a noite desta quarta-feira (25), que resultou em três estações não atendidas.
O erro operacional foi registrado por volta das 20h10 com a composição pulando as estações, sem obedecer parada ao desembarque e embarque, o que chamou a atenção dos passageiros que estavam no trem.
Quando houve a parada correta na estação Jardim Planalto, os usuários que perderam a chance de desembarcar na estação correta, deixaram o trem e a viagem foi regularizada, sem o registro de feridos ou de incidente mais grave.
De acordo com o Metrô, a Linha 15 conta com um sistema de segurança que garante uma distancia entre cada composição, além de redundâncias para evitar colisões ou acidentes.
Sindicato afirma existir riscos
O Sindicato dos Metroviários há mais de um ano se manifesta de forma contrária a retirada dos operadores do interior dos trens no monotrilho, alegando riscos para a segurança de todos os passageiros.
A entidade menciona um caso registrado em 6 de maio deste ano, quando uma falha deixou duas composições próximas e sem a devida orientação. Os passageiros acionaram os botões de emergência, para acessar a passarela e seguir para a estação mais próxima.
A companhia passou a adotar a operação automatizada das composições de monotrilho, de forma similar ao que ocorre na Linha 4-Amarela, da ViaQuatro.

O que diz o Metrô?
Sobre o problema desta quarta (25), o Metrô informou por meio de nota ter sido fruto de uma falha humana causada pelo operador a partir do Centro de Controle Operacional (CCO) ao inserir um comando incorreto.
Por conta disto, este colaborador será enviado a um procedimento de reciclagem de suas funções, mesmo que este erro não tenha colocado os passageiros em risco, de acordo com a companhia.
”Às 20h10 desta quarta-feira (25), um trem da Linha 15-Prata não prestou serviço em três estações, em razão de um comando indevido de um operador do Centro de Controle Operacional (CCO), de onde as composições são controladas. Com a orientação incorreta, o trem obedeceu parada na estação Jardim Planalto, sem colocar em risco a integridade dos passageiros, devido ao cumprimento dos requisitos de segurança pelo sistema de controle, que atuou conforme os protocolos estabelecidos, impedindo a aproximação de outras composições.
O Metrô pede desculpas pelo transtorno causado aos passageiros e vai aplicar as medidas administrativas, que incluem reciclagem, ao colaborador que atuou incorretamente. A Companhia também destaca que a Linha 15, assim como as demais linhas, contam com modernos sistemas de sinalização e controle que mantém uma distância entre os trens, garantindo a segurança, inclusive com “redundância” que fornece outras camadas de segurança em caso de inconformidade dos sistemas.”
Essa falha é a prova do porque os operadores devem ser retirados. As falhas sempre possuem o componente humano.
Humanos estes que muitas vezes sofrem com sobrecarga e falta de reconhecimento da população e das empresas, e do Estado, que era para dar mais valor aos metroviários.
Culpar o elemento humano sem analisar os porquês, ignorando que antes tinham operadores internos nos mesmos até para atuar em caso de emergências e que foram tirados de jogada “só para enxugar recursos”.
Imagine se em um momento de desespero um cidadão tenta operar a máquina sozinha? Ou faz algo que acaba gerando algo mais grave?
Humano que não tem empatia com humano, não é humano. Ou é egoísta, ou é corrupto.
O painel de controle manual dos trens automáticos é travado com chave, podendo ser aberto apenas por um funcionário do Metrô, sendo ele segurança e/ou metroviário.
Queria saber se o trem não abriu as portas na plataforma, mas ficou parado na posição correta nas 3 estações ou se ele seguiu “na cola” do trem que estava na frente dele no carrossel.
Porque se foi esse o caso, o trem com “defeito” teve que parar em algum momento no meio do caminho entre estações, afinal pulando 3 estações ele iria ter alcançado a composição antecessora.
Meu ponto é, se aconteceu a segunda opção, então mesmo com o comando errado no CCO, o sistema de segurança continuou funcionando e nunca teve nenhum perigo, apenas o inconveniente para os passageiros.
Isso faz total diferença na narrativa e no grau de relevância dessa ocorrência.
Em qualquer uma das opções a única q poderia ser grave pra segurança seria um trem desgovernado, esse tipo de falha do trem pular estações aconteceu em todas as linhas automáticas alguma vez na vida, é um incoveniente mas não é algo grave no quesito segurança, como vc disse se o trem ainda tá funcionando como o sistema manda ainda é seguro, o problema seria uma falha grave em que desligasse o trem do sistema botando ele em funcionamento pleno sem restrições
O titulo desta materia esta incorreto. O certo seria “Operação incorreta faz trem “pular” 3 estações…”