Estação Bom Retiro volta aos planos com concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM

Projeto Funcional Estação Bom Retiro (CPTM)
Projeto Funcional Estação Bom Retiro (CPTM)

A Estação Bom Retiro voltou a constar nos planos de expansão da malha metroferroviária de São Paulo. Em uma apresentação da atual gestão, a futura parada foi incluída no projeto de concessão das linhas 11, 12 e 13.

Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos, Bom Retiro será uma das três novas estações previstas para a Linha 11-Coral, juntamente com Lajeado e César de Souza, em Mogi das Cruzes.

A nova estação no centro da capital paulista ficará localizada entre Barra Funda e Luz, fornecendo um acesso mais fácil para a região de compras do tradicional bairro paulistano.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Os detalhes sobre o estudo que incluiu a estação ainda serão conhecidos, mas a tendência é que se trate de um projeto mais modesto do que o que a CPTM desenvolveu há cerca de 12 anos.

Estação Bom Retiro volta a aparecer nos planos do governo
Estação Bom Retiro volta a aparecer nos planos do governo

Na época, a ideia era desafogar a estação da Luz em um cenário em que a companhia de trens metropolitanos ainda detinha a operação de todos os ramais herdados da Fepasa e CBTU.

Agora a situação é diferente já que a estratégia da gestão Tarcísio de Freitas é fatiar as linhas para concessão à iniciativa privada. A seguir relembramos um pouco do projeto funcional elaborado pela CPTM

Bom Retiro como novo hub ferroviário no centro

Segundo os dados do projeto elaborado em 2012 pela CPTM, a nova estação teria demanda entre 20 mil a 40 mil passageiros por dia e deveria integrar as linhas 7, 8, 10 e 11.

Devido a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada, o projeto novo possivelmente poderá contemplar menos linhas do que o previsto. Também ainda não se sabe se a Linha 8-Diamante estaria incluída nesta nova estação de integração.

A proposta da CPTM era de que a estação Bom Retiro fosse um instrumento de completa requalificação urbana na região. A área onde hoje está alocada uma antiga estrutura fabril e a Favela do Moinho seriam completamente desapropriadas.

A estação teria três níveis diferentes e alto uso das áreas disponíveis para obtenção de receitas não tarifárias, incluindo um shopping com estacionamento.

As plataformas da estação seriam totalmente subterrâneas em dois níveis distintos. No primeiro subsolo seriam alocadas as linhas 10-Turquesa e 11-Coral, além de uma via para trens de carga. Um nível abaixo estariam as linhas 7-Rubi e 8-Diamante.

Alternativas de projeto

O projeto funcional destacava três estratégias para a implantação da estação. A Proposta A contemplava a implantação da estação com vias em nível e mezanino superior.

A Proposta B previa que o mezanino da estação fosse subterrâneo enquanto as vias permaneceriam em nível. A Proposta C alocava algumas das vias em nível e outras em subterrâneo, minimizando os espaços na superfície.

A última alternativa era a de rebaixamento total das vias ferroviárias, permitindo assim uma conexão plena entre as duas regiões cortadas pela ferrovia.

Projeto simplificado?

Apesar do projeto apresentado pela CPTM prever o melhor dos mundos, incluindo a possibilidade de integração com inúmeras linhas férreas, além da requalificação urbana do Bom Retiro, dificilmente um projeto dessa magnitude poderá sair em um projeto de concessão.

O primeiro dos pontos é a possibilidade de integração com várias linhas, que é algo mais complexo com com fatiamento das operações ferroviárias e seu seccionamento, como o que ocorrerá com a Linha 7-Rubi que fará terminal em Barra Funda.

Investimento na Linha 11-Coral
Investimento na Linha 11-Coral

Possivelmente o projeto será mais humilde, prevendo integração com as linhas 11-Coral e 13-Jade, já dentro das vias férreas, e talvez com a Linha 10-Turquesa que poderia ser prolongada.

Uma integração com a Linha 8-Diamante, apesar de bem vinda, exigiria algum tipo de acordo de cooperação com a ViaMobilidade. Essa baldeação adicional poderia permitir uma melhoria no fluxo dos passageiros, tirando a grande carga de passageiros na estação Barra Funda.

Vale lembrar que até aqui a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade está em um estágio de estudos para definir sua modelagem e com isso o projeto final pode sofrer alterações.

Previous Post
Trem A18 visto em operação na Linha 8-Diamante

Trem da Série 8900 inicia operação assistida na Linha 8-Diamante

Next Post
Linha 20-Rosa

Projeto básico da Linha 20-Rosa tem consórcio escolhido pelo Metrô

Related Posts