Estação de transição de energia para a Linha 6-Laranja é entregue
Estrutura ativada pela ENEL alimentará sistemas da nova linha do metrô de São Paulo
No mês de abril deste ano, a ENEL, concessionária de energia elétrica em São Paulo, entregou a Estação de Transição (ETR) de alta tensão dedicada à Linha 6-Laranja do metrô paulistano.
A estrutura é preparada para atender a demanda energética de 18MVAr, o que garante o fornecimento necessário para a circulação dos trens deste ramal, no trecho entre as estações Brasilândia e Perdizes, previsto para entrar em operação neste ano.
Segundo a ENEL, a infraestrutura foi projetada para oferecer uma flexibilidade e confiabilidade ao sistema elétrico, possibilitando a partir do centro de operações, a execução de manobras remotas, o que diminui o tempo de resposta em eventuais problemas, gerando o menor impacto possível a linha metroviária.
A sua implantação começou em setembro do ano passado e envolveu o emprego de engenharia complexa, já que era necessário manter o fornecimento de energia para a estação provisória até que a ETR fosse entregue.
Com isso, os testes da operadora da linha 6 durante os últimos meses, não sofreram alterações ou impactos em seu cronograma.
Segundo o Governo de São Paulo, o primeiro trecho da Linha 6-Laranja abre as portas até outubro, e o restante da linha, no próximo ano, em 2027, ligando a Brasilândia até São Joaquim.
