Destaques Linha 5

Estação Eucaliptos da Linha Lilás terá horário de funcionamento ampliado

Operação assistida passará a ser realizada das 9h às 16h sem cobrança de tarifa a partir de segunda-feira, 19
O trem da Frota P em Eucaliptos: viagem "turística"

O Metrô ampliará o horário de funcionamento da estação Eucaliptos, da Linha 5-Lilás, a partir da próxima segunda-feira (19). A nova parada, que foi aberta no dia 2 de março, passará a funcionar das 9 horas da manhã até às 16 horas, ou seja, um acréscimo de duas horas diárias de abertura.

A operação continuará sendo assistida, ou seja, com alguma restrição de intervalo e sem cobrança de tarifa. Os passageiros que quiserem seguir viagem terão de desembarcar na estação Brooklin e ir até o nível dos bloqueios para pagar passagem.

Depois de uma estreia com intervalos altos e o trem funcionando em modo manual no trecho, a operação assistida evoluiu nas últimas semanas com as composições seguindo até Eucaliptos num modo que alterna as plataformas. Com a ampliação do horário de funcionamento o atendimento deve atrair mais usuários que precisam ir até o bairro de Moema.

Normalmente, esses períodos de testes envolvem cerca de 300 horas de funcionamento antes de ser iniciada a operação comercial, das 4h40 à meia-noite. Ou seja, é provável que Eucaliptos chegue nesse nível no começo de maio. Por enquanto, a linha funciona de segunda-feira à sábado mesmo em feriados. Nos domingos, como agora no dia 18, a linha passa por testes para ser possível ampliá-la sentido Chácara Klabin.

A próxima estação da linha 5 a ser aberta é Moema, prometida para o final deste mês.

Veja também: Concessão da Linha 15-Prata será leiloada no dia 26 de junho

Estação contará com duas praças

 

Leia no Lulica
A nova onda da proteína vegetal 30/6/2020

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

5 Comentários

Click here to post a comment
  • Ricardo, coincidentemente eu fui hoje na estação Eucaliptos e pude notar que os intervalos dos trens estão de fato bem reduzidos como você mencionou no post.
    A estação ficou realmente muito bonita e os colaboradores do Metrô são muito prestativos e executam um serviço de ótima qualidade! Notei também que mesmo neste primeiro período de horário reduzido da operação assistida a nova estação é muito requisitada pelos trabalhadores e moradores das proximidades.
    Além disso, muitas pessoas que normalmente utilizam um ônibus vindo do extremo sul da cidade com destino ao centro ou com destino ao Metrô Santa Cruz agora estão optando por irem até a estação Eucaliptos do Metrô para fazer uma espécie de baldeação no ponto de ônibus que fica em frente ao Shopping Ibirapuera. Essas pessoas depois de desembarcarem do metrô Eucaliptos estão preferindo pegar um ônibus sentido Centro ou com destino Metrô Santa Cruz partindo do Shopping em questão. Isso acontece no período da manhã, mas acredito que no período da tarde o fluxo maior seja no sentido inverso com o destino predominante para o Capão Redondo.
    Outro pequeno detalhe é que os poucos funcionários e colaboradores remanescentes do período de obras estão fazendo ainda pequenos ajustes. Só para se ter uma ideia eles já instalaram pequenos bancos na praça do acesso principal da estação! No dia da inauguração vi muitos relatos de pessoas que compareceram neste dia reclamando da ausência de bancos na praça principal, mas agora isso já foi solucionado!
    Vamos torcer para que as próximas estações da linha 5 Lilás sejam inauguradas logo, e que tenham o mesmo padrão de qualidade da estação Eucaliptos!
    Abraços

    • Olá, André, que legal o seu relato. Esse efeito na vida das pessoas é bem interessante. Não é uma coisa imediata, aos poucos as pessoas vão descobrindo caminhos novos e melhores e logo Eucaliptos estará bastante movimentada. Até mesmo a estação Alto da Boa Vista, que deve ser uma das menos movimentadas da linha, já começou a mudar o entorno. Quem passa por ali no horário de rush pode perceber mais gente andando nas calçadas e indo para a estação. Vamos torcer para que a linha chegue em Klabin e Santa Cruz logo para ver esse panorama mudar em outras regiões também. Obrigado!

  • olha sinceramente eu acho uma pouca vergonha esse tipo de visitação grátis da estação eucaliptos. acho que até pra ser testada de acostumar a população o metrô deveria repensar esse tipo de visitação, acho na minha modesta opinião que quem embarcasse nessa estação poderia ir direto até capão redondo sem pagar nada até que a estação funcione normalmente. é uma absurdo vc ter que descer no brookim e se quiser tem que subir e pagar. antigamente não era assim vc embarcava e podia continuar até que os testes terminassem.

Airway