Destaques Linha 15 Metrô de São Paulo

Estação Jardim Planalto da Linha 15 será aberta no dia 26 de agosto, diz presidente

Em postagem no Instagram, Silvani Pereira divulgou imagens e confirmou a data de inauguração da nova estação
Estação Jardim Planalto da Linha 15-Prata (CMSP)

A estação Jardim Planalto da Linha 15-Prata deverá ser inaugurada no próximo dia 26, segunda-feira. É o que informou o presidente do Metrô, Silvani Pereira, em seu perfil no Instagram.

Após publicar imagens e um vídeo que mostram os trabalhos finais na sétima estação a ser aberta do monotrilho da Zona Leste, Pereira respondeu a um internauta com a data de abertura. A inauguração coincide com informações publicadas pelo site recentemente que apontavam para um esforço do governo do estado em entregar Jardim Planalto ainda em agosto.

Nas imagens divulgadas pelo presidente do Metrô é possível ver que as bilheterias, SSO e portas de plataforma estão concluídos. Nos últimos dias trens fizeram testes na estação já preparando o caminho para o início de operação.

Nesta tarde, o site Via Trolebus também revelou que as placas de destino da Linha 15-Prata já foram alteradas para indicar Jardim Planalto, recebendo um adesivo provisório até a abertura.

Reinicidas em abril, as obras da estação Jardim Planalto duraram cerca de cinco meses. As demais estações que estão sendo finalizadas – Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus – devem ser entregues até o final do ano.

Totem de Jardim Planalto: tudo pronto para a inauguração da estação da Linha 15 (Reprodução)

E a ViaMobilidade – Linha 15?

A ampliação da Linha 15 coloca o Metrô em uma situação difícil. A companhia não teria funcionários suficientes para dar conta de novas estações já que o ramal será assumido pela iniciativa privada nos próximos meses. No entanto, a concessionária ViaMobilidade – Linha 15, que venceu a licitação no começo do ano, ainda não assinou contrato com o governo.

O atraso gera perplexidade afinal o mesmo grupo (CCR e RuasInvest) já havia iniciado a fase de transição com o Metrô na operação da Linha 5-Lilás nesse mesmo período. Consultada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos explicou que “ainda não há data agendada para assinatura do contrato de concessão da Linha 15-Prata. Divulgaremos assim que for definida”.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

2 Comentários

Click here to post a comment
  • Enquanto isso funcionários que foram contratados pela via mobilidade para trabalhar na linha 15 prata do monotrilho, estão a espera dessa assinatura para começar a trabalhar, já estamos 5 meses desde o processo seletivo com essa promessa de emprego que nunca acontece por conta dessa assinatura de contrato que todo mês é prorrogada.

  • Ótima notícia, por mais que tenha demorado uma eternidade.
    Será que vai demorar muito para entrar em operação comercial?

Airway