Estação Jardim Planalto pode ser inaugurada em agosto

Sétima estação da Linha 15-Prata já está sendo preparada para a abertura bem antes do previsto
Estação Jardim Planalto: inauguração pode ocorrer ainda em agosto (CMSP)

As obras de acabamento da estação Jardim Planalto, da Linha 15-Prata, foram mais rápidas do que se imaginava. Por essa razão, a inauguração da sétima parada do monotrilho da Zona Leste poderá ocorrer ainda no mês de agosto, segundo apurou o site.

Vários sinais de que a nova estação está próxima de ser aberta surgiram nos últimos dias. Um deles é a lavagem de plataformas, passarelas e acessos, geralmente feita pouco antes da entrega pela construtora. Isso ocorreu recentemente, assim como testes com os trens em que circularam 12 composições, incluindo o uso de ambas as plataformas de Vila Prudente, que será um tipo de operação necessária quando a linha atingir uma demanda mais alta e um intervalo mais baixo – o teste foi revelado pelo canal Lucas Sousa no Youtube.

Imagens do mês passado publicadas pelo Metrô confirmam a tese de que faltam apenas detalhes para que Jardim Planalto seja aberta ao público. Paisagismo e detalhes como instalação de vidros e equipamentos já estão praticamente completos.

“10 dias para concluí-la”

Se a inauguração de Jardim Planalto realmente ocorrer em agosto, terão decorridos quatro meses desde a retomada das obras. É um período bem mais longo do que se previa ainda na época em que a empresa Azevedo & Travassos estava à frente dos trabalhos – ela acabou abandonando as obras e teve o contrato rescindido. O site ouviu na época um importante executivo do Metrô que lamentou o problema já que em sua visão ela “poderia ser concluída em 10 dias”.

Nova parada deve acrescentar cerca de 900 metros à extensão da Linha 15-Prata (CMSP)

De fato, Jardim Planalto chegou a constar dos mapas do Metrô como uma das estações que seriam inauguradas em abril do ano passado. Poucos dias antes da abertura, no entanto, a parada foi suprimida.

Quando passar a integrar a Linha 15, a estação ampliará a extensão do ramal em cerca de 900 metros. Localizada na avenida Sapopemba, a Jardim Planalto é a primeira de quatro estações no trecho mais elevado da linha. Além dela, teremos em breve Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus e que devem ser abertas até dezembro. Em 2021 será a vez de Jardim Colonial, cujas obras começaram recentemente.

Espera-se que com o avanço das obras, o governo do estado finalmente assine o contrato de concessão da linha que teve o consórcio ViaMobilidade – Linha 15 como vencedor no início do ano. Após homologar o resultado em maio, a gestão Doria até agora não oficializou o início da concessão por razões não explicadas. O site consultou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, mas não teve qualquer retorno.

Com mais trens e um intervalo possivelmente mais baixo, além da adição de Jardim Planalto, a Linha 15-Prata deve passar a transportar cerca de 100 mil passageiros em dias úteis. Hoje o ramal tem uma média de 77 mil usuários por dia, com picos de 80 mil pessoas. Um número que comprova o potencial do monotrilho como modal equivalente a outros tipos de metrô leve.

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7 comments
  1. Fica uma sugestão pro GESP, Ricardo, afim de acostumar a população a usar o novo modal poderiam colocar umas vans fazendo o percurso São Mateus – Jardim Planalto, parando nas estações a serem inauguradas em Dez/19, se não me engano esse modelo funcionou assim quando da expansão da L2 até Vila Madalena.

  2. Que ótimo! Mesmo estando muito atrasada, é melhor do que atrasar para o próximo ano.

  3. Oi Renato, seu site tem muito anúncio, me perco até na hora de comentar.

    Vamos lá, fiquei empolgado com sua notícia, pois moro na rua detrás. Hoje ao chegar em casa me deparo com uma placa da CET sobre a mudança do sentido da rua Francisca Marinho no dia 10, então creio que vem novidades em breve. Vamos torcer.

    1. italo, instala o adblock no seu navegador, aí some essas propagandas.

      Sobre a notícia, bom ver que ela poderá ser antecipada, espero que as outras estações também sejam antecipadas.

  4. Depois de inaugurar essa e as outras três últimas estações, vamos ver se a prefeitura de SP vai tomar vergonha na cara para reasfaltar a Avenida Sapopemba naquele trecho do monotrilho. Lá não é reaslfatado há duas décadas e meia e com as obras da última década a avenida ficou pior do que aquelas estradas federais horríveis, bem semelhante à transamazônica.

  5. Que bom! Antes tarde do que nunca!
    Fico na expectativa de que aumentem a velocidade das composições pois andar a 40km/h é complicado sendo que o modal foi feito para andar a 80km/h.

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