Estação João Dias fica para outubro; Mendes-Vila Natal com operação para valer em 2022

Além do adiamento da entrega da estação João Dias, a previsão é de ampliação gradual da operação assistida da estação Mendes-Vila Natal no começo do ano que vem
Apesar de quase pronta, estação será entregue em outubro (iTechdrones)

A Linha 9-Esmeralda é foco de boa parte dos investimentos atuais da CPTM. Atualmente com duas estações em construção e com a continuidade do processo de expansão, a tendência é que muito em breve o movimento do ramal cresça bastante.

Apesar do otimismo, a expansão sofrerá um pequeno atraso, segundo declarações do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, nesta quinta-feira (23).

Após ser questionado pela reportagem do site (veja vídeo abaixo), Baldy afirmou que a entrega da estação João Dias foi postergada, enquanto a ampliação da operação assistida de Mendes-Vila Natal está prevista até janeiro de 2022.

Brookfield ainda não doou estação

A estação João Dias é fruto de uma parceria inédita com a iniciativa privada em que, pela primeira vez, a empresa responsável pela construção vai realizar a doação do empreendimento. Localizada entre as estações de Santo Amaro e Granja Julieta, a João Dias deverá ocupar um espaço estratégico na Linha 9-Esmeralda além de servir um grande complexo empresarial anexo à estação.

Obras da estação João Dias (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Apesar de a estação estar com suas obras em fase de finalização, a expectativa é que a nova parada da Linha 9 seja aberta à população no mês de outubro. Segundo o mandatário da pasta, o governo aguarda formalização por parte da Brookfield para que o empreendimento possa ser repassado para a CPTM.

Mais ao sul, nos limites da Linha 9 está a estação Mendes-Vila Natal. O mais novo empreendimento da CPTM possui uma excelente estrutura com destaque aos itens de acessibilidade. A estação tem capacidade para atender mais de 450 mil passageiros mensalmente.

A ampliação do horário de operação pode aumentar o numero de passageiros (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Apesar do grande potencial para atrair passageiros, os atuais horários da operação assistida limitam muito as opções dos usuários que queiram utilizar a estação nos seus deslocamentos diários.

Inaugurada em 11 de agosto, Mendes-Vila Natal opera com intervalos enormes e trens que se deslocam em baixa velocidade. Além disso, é preciso trocar de composição em Grajaú para seguir viagem.

Por isso, após cerca de 45 dias de operação assistida, esperava-se por alguma evolução, porém, de acordo com Baldy, conforme as obras forem avançando, principalmente as de sinalização, a operação poderá passar por aprimoramentos.

O seceretáio estima que até janeiro de 2022 o horário de operação da estação possa receber avanços mais consistentes.

Confira as declarações do secretário em entrevista concedida no Pátio Luz da CPTM:

Total
21
Shares
6 comments
    1. Ja esperava desse governo do Joãozinho “Calça Apertada” Doria a entrega da Mendes em operação normal apenas para Janeiro 2022, é típico dessa cambada entregar tudo imcompleto apenas para fins de propaganda.

      Assumi logo que quer entregar em outubro de 22 caramba.

  1. Se o erraram a data de inauguração de uma estação tão previsível, imaginem quando será a inauguração da estação Varginha.

Comments are closed.

Previous Post

Testes fecharão Linha 15 em boa parte do domingo, 26

Next Post

Após ‘ensaio’, Metrô inicia lançamento de vigas-trilho na Marginal Pinheiros

Related Posts