O projeto e construção da estação Ponte Grande, parte da extensão da Linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos, teve as propostas da licitação entregues nesta quinta-feira, 13.
Nada menos que oito consórcios participaram da sessão pública, com valores entre R$ 405 milhões e R$ 539 milhões. O melhor valor foi proposto pelo consórcio CRASA-Ghella-Estação Ponte Grande, que pediu R$ 405.344.401,00 – veja outras propostas na imagem abaixo.
Após a abertura das propostas comerciais, o Metrô tomou uma decisão diferente: convocou os três consórcios com as propostas mais em conta para apresentarem as planilhas de serviços e preços detalhadas até terça-feira, 18. São eles a Constran (R$ 448,4 milhões) e Heleno & Fonseca Construtécnica (R$ 458 milhões).

Normalmente, a companhia chama apenas o melhor colocado para realizar essa conferência. Caso as informações não procedam, aí então o Metrô passa a convocar o segundo colocado e assim por diante.
A mudança pode envolver a necessidade de acelerar o processo de licitação da estação, que é a única da extensão da Linha 2 ainda sem contrato.
Em 2012, o Metrô havia contratado as empresas que farão as estações Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias e Dutra.

Primeira estação em Guarulhos
Ponte Grande será a primeira estação da Linha 2-Verde dentro de Guarulhos, localizada na Avenida Guarulhos em frente à Praça Liessi.
Ela ocupará uma área de 17.000 m² e terá cinco pisos até o nível da plataforma, além de contar com uma grande praça e área comercial.
O site detalhou em primeira mão como será a futura estação. As obras da extensão da Linha 2 entre Penha e Guarulhos deverão começar em março e serem entregues por volta de 2030.
O novo tatuzão deverá chegar ao Brasil em 2026 para dar início às escavações do trecho, que também contará com um pátio de manutenção.