Estação Santa Marina da Linha 6-Laranja tem tapumes removidos
Parada é uma das mais adiantadas do ramal e ‘laboratório’ para instalação de equipamentos e acabamento
Após vários anos em obras, a estação Santa Marina da Linha 6-Laranja começou a ver os tapumes serem retirados do canteiro, como flagrou o site nesta semana.
Uma das estações mais adiantadas do ramal, com mais de 80% de avanço, Santa Marina tem sido usada como “laboratório” para a Linha Uni testar equipamentos, acabamentos e materiais antes de replicá-los no restante do ramal.
A estação foi também a primeira a receber a passagem de uma tuneladora, o que a transformou em ponta de lança no avanço dos trabalhos.
Saída de ventilação e ao fundo o edifício técnico (Metrô CPTM)
Agora, o resultado começa a ficar acessível ao público, à medida que a retirada dos tapumes permite um olhar mais claro da estação.
O que se vê ao nível da rua é que a Linha Uni está instalando uma grade para delimitar o espaço da estação enquanto ainda trabalha na finalização da cobertura e do acesso central.
O aspecto de Santa Marina causa, no entanto, um pouco de estranheza. Em vez de uma arquitetura mais ousada, a concessionária optou por estruturas comuns que não se identificam com uma linha de metrô numa primeira observação.
A grande passarela instalada na região também surpreendeu, mas foi a escolha para prover aos passageiros um acesso direto sem precisar atravessar avenidas e ruas.
Linha Uni está instalando grades para restringir acesso em algumas áreas (Metrô CPTM)
No fundo do terrenos também se veem o edifício técnico, onde estão os equipamentos operacionais, e uma saída de ventilação que lembra as torres da Linha 1-Azul.
Por dentro, uma novidade: Santa Marina já conta com a linha de bloqueios instalada, de grandes dimensões para uma estação que, a princípio, deve ter um movimento pequeno.
Se tudo der certo, em menos de um ano, ela estará aberta e recebendos os trens do ramal.
Linha de bloqueios de Santa Marina (Reprodução)
