Destaques Linha 4

Estação São Paulo-Morumbi funcionará em horário integral a partir de sábado, dia 10

ViaQuatro ampliará operação da nova estação da Linha 4 para 4h40 à meia-noite após duas semanas em horário reduzido
Totem da estação

O período de testes foi até mais curto do que se imaginava: após duas semanas em horário reduzido, a nova estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela, passará a funcionar de forma plena neste sábado, 10 de novembro. Com isso, os portões passarão a abrir às 4h40, como em outras estações, e fechar à meia-noite de domingo à sexta-feira – no sábado o funcionamento vai até 1 hora da manhã já do domingo.

A 10ª estação da Linha 4-Amarela foi inaugurada no dia 27 de outubro, um dia depois da data que era dada como certa, sexta-feira 26. Como o governador Márcio França, e então candidato à reeleição, decidiu visitá-la nesse dia, a ViaQuatro e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos marcaram a abertura para o fim de semana, algo pouco comum. Concorrida, a inauguração contou até com a torcida organizada do São Paulo Futebol Clube, vizinho da estação.

Além de ter um período de testes bem curto, São Paulo-Morumbi ainda teve um dia de funcionamento mais longo no último domingo, quando ficou aberta até às 21 horas para facilitar o retorno dos torcedores são-paulinos que foram assistir ao jogo contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. Agora a expectativa é que cerca de 27 mil pessoas a utilizem todos os dias, sobretudo quando o terminal de ônibus ainda em construção estiver pronto.

À espera da última estação

Com a entrada em operação integral da nova estação, resta agora apenas a futura parada Vila Sônia, que está sendo construída ao lado do pátio de manutenção de mesmo nome. É a obra mais atrasada das quatro que foram assumidas pelo consórcio TC Linha 4 Amarela em 2017. A previsão é que a nova estação esteja pronta em 2020. Quando isso ocorrer a Linha 4 terá então 12,8 km de extensão e previsão de transportar 1 milhão de passageiros por dia.

Veja também: Os problemas que o próximo governo terá de enfrentar em mobilidade sobre trilhos

As escadas que levam à plataforma

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment
  • Sugiro ao Metro ou a Via 4….a expansão da linha Amarela até Guarulhos….sugiro as seguintes estações Pari, VIla Guilherme, Vila Maria, Shopping Internacional, Vila Augusta e Centro de Guarulhos, 6 estações…..não deve ficar tão caro, quanto projetar uma linha nova para Guarulhos e atenderia super bem a demanda do moradores da |Zona Norte e Guarulhos.

Posts mais compartilhados

Veja em AUTOO

AUTOO