Destaques Linha 9

CPTM colocará mais trens na Linha 9-Esmeralda por conta da Fórmula 1

Companhia reduzirá intervalo para 5 a 6 minutos na linha durante o fim de semana do Grande Prêmio do Brasil
Autódromo de Interlagos (HELOISA BALLARINI/SECOM)

A CPTM vai reforçar a frota de trens que circularão na Linha 9-Esmeralda durante este fim de semana em que ocorrerá o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no circuito de Interlagos (zona Sul de São Paulo). Segundo a empresa, o intervalo médio durante o domingo será de 6 minutos entre 6h30 e 17h e de 5 minutos das 17h às 19h – lembrando que ele vale para o trecho entre as estações Pinheiros e Grajaú. Já no sábado, dia em que o ramal tem maior movimento naturalmente, o intervalo será de 7 minutos.

Os usuários que assistirão à corrida de Fómula 1 tem como destino a estação Autódromo, que fica a cerca de 600 metros do portão G, onde estão as arquibancadas de preço mais acessível do GP. Segundo a CPTM o movimento da estação em um fim de semana comum é de 4,5 mil pessoas no sábado e 3 mil pessoas no domingo. A companhia espera pelo menos 13 mil usuários tanto no sábado quanto no domingo e informa que colocará trens vazios partindo de Autódromo logo após o fim da corrida.

Em dias úteis a Linha 9 circula com intervalos menores, de 4 minutos no pico e 7 minutos no chamado “vale”. Para isso são inseridos trens entre Jurubatuba e Pinheiros.

Acesso mais fácil com ampliação da rede

Pela primeira vez, o GP Brasil de Fórmula 1 contará com novas linhas e estações que facilitarão a ida à Interlagos. Quem, por exemplo, estiver nas proximidades da Linha 5-Lilás, que ganhou seis novas estações, neste ano, poderá seguir até a estação Santo Amaro e de lá acessar a Linha 9. Na Linha 4-Amarela, há três novas estações em operação este ano, Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e São Paulo-Morumbi, está última das 10 às 15 horas. Ao embarcar nelas basta seguir até a estação Pinheiros e fazer a baldeação para a linha Esmeralda.

Outra novidade na rede é a Linha 13-Jade que pode facilitar a viagem de espectadores que chegarem pelo Aeroporto de Guarulhos. Dependendo do horário, há serviços com destino a Engenheiro Goulart, Brás ou Luz (com tarifa à parte nesse caso). Dessas estações, o passageiro pode fazer duas ou três transferências para chegar à Linha 9-Esmeralda e seguir até o autódromo.

Caminho da estação ao Autódromo tem cerca de 600 metros (Reprodução Google Maps)

 

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

2 Comentários

Click here to post a comment
  • O caminho mostrado leva ao kartdromo. A Formula 1 é realizada no autodromo, no outro lado do circuito. O caminho é muito maior.

    • Gabriel na reportagem eles estão passando a informação que é o trem fica perto do setor g apenas não do autódromo inteiro

Posts mais compartilhados

Veja em AUTOO

AUTOO