Estação Saúde ‘Ultrafarma’ começa a receber nova comunicação visual

Mais uma estação do Metrô de São Paulo teve o seus direitos de nomeação associados a uma marca. Desta vez trata-se da estação Saúde da Linha 1-Azul que recebeu como patrocinador a rede de farmácias Ultrafarma, que passará a ter o seu nome e marca exibidos na comunicação visual de estações e trens do Metrô.

A mudança da comunicação visual na estação Saúde já começou. O site conferiu em primeira mão os trabalhos iniciais de troca das placas e sinalização. A estação contava com o padrão piloto de comunicação, com placas brancas e que deverá ser gradualmente substituído pela versão mais atual que dá destaque a cor da linha e possui grafia diferenciada.

Na plataforma apena uma pequena parte da plataforma no sentido Jabaquara recebeu a nova sinalização. Espera-se que ao longo da semana a troca possa ser efetuada por toda a extensão da área de embarque.

Novo padrão de comunicação adotado na estação Saúde (Jean Carlos)

Na área paga do mezanino, as placas sofrem maiores modificações. As mudanças mais visíveis são na indicação de destino de embarque das plataformas que são retroiluminadas. A SSO e os painéis de informações também foram modificados, apesar dos novos mapas da linha ainda não serem completamente instalados.

Na área livre, as principais modificações foram nas indicações de saída da estação. As placas agora indicam com maior clareza os principais logradouros, lado par ou ímpar, bem como a identificação do acesso através das letras do alfabeto. A mudança simplifica e ajuda na localização dos passageiros.

Os passageiros que embarcam na estação também contam com a possibilidade de identificar de forma facilitada o local para a compra de seus bilhetes e também a área de embarque.

Os ambientes externos ainda não sofreram alterações. Tanto as fachadas como os totens ainda não receberam o novo padrão, algo que deverá ser realizado em breve.

Em linhas gerais, as mudanças promovidas pela nova comunicação visual trazem maior clareza de informações para o passageiro além de uma percepção positiva para quem adentra a estação, uma vez que a impressão visual se torna mais agradável e condizente com a linha que está se utilizando. 

Identidade visual antiga em processo de troca (Jean Carlos)

A implantação do naming rights na identidade da estação está sendo, por enquanto, benéfica sob o ponto de vista econômico e não tem agredido de forma bruta a identidade das estações que ainda preservam seu nome principal, fator fundamental para sua correta localização e identificação.

Os direitos de renomear a estação Saúde foram obtidos pela empresa DSM – Digital Sports Multimedia, em leilão realizado pelo Metrô em 2021. Posteriormente, ela fechou o acordo com a Ultrafarma por um valor não revelado – para a companhia estatal, a DSM repassa um valor mensal de R$ 71,9 mil até 2031, daí imagina-se o quanto ela pode faturar ao ser intermediária no negócio.

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