Um novo vídeo do canal iTechdrones revela avanços importantes nas obras da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda. Única extensão da malha ferroviária que será entregue em 2023, a nova parada deve ficar em condições mínimas operacionais no início do segundo semestre, pelo que sugerem as imagens.
Como já havia revelado anteriormente, a CPTM prevê uma operação assistida longa, de cerca de um ano a cargo da ViaMobilidade e que, se seguir os moldes do que houve em Mendes-Vila Natal, será um serviço bastante limitado, com um trem ligando as duas estações a baixa velocidade e fora do horário de pico.
O motivo é mais do que conhecido: a exemplo da outra estação da extensão sul da Linha 9, Varginha depende de um viaduto em uma área de manobras posterior à plataforma, além da conclusão de sistemas de sinalização e energia. Só então será possível realizar as viagens entre Varginha e Osasco numa mesma composição.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A região, carente de transporte público de qualidade, promete se beneficiar fortemente da Linha 9, motivo até da construção de um segundo terminal de ônibus ao lado da estação mas também próximo de outro terminal existente hoje, numa clara falta de planejamento entre prefeitura e governo do estado.

Viaduto avança
Enquanto o novo terminal segue no papel, já que não há qualquer movimento no local, as obras de Varginha estão focadas em concluir o acesso leste, o único disponível no momento. Haverá outra entrada, mas que a construtora responsável, Engibrás, ainda não deu início aos trabalhos na área.
Vários sistemas e equipamentos, como escadas rolantes, sistemas de som e câmeras e o SSO já estão sendo finalizados, mas ainda há pendências em relação às montagens da cobertura e proteção lateral do mezanino, do viário do acesso e do prédio técnico.
A boa notícia é que as vias parecem praticamente prontas, com a infraestrutura aérea de energia em toda a extensão até Mendes-Vila Natal. No sentido sul, o viaduto rodoviário começa a ganhar forma, com pilares e o muro de contenção de um dos lados sendo feitos.
Nesse trecho já existem áreas de estacionamento de trens, mas a construtora está usando uma parte do terreno para fabricar a vigas do viaduto. Tudo indica que o estágio da extensão operacional é mais adiantado do que o viaduto ferroviário de Mendes-Vila Natal, o que em si já é um grande alívio.
