Estação Varginha está em ‘fase final de pré operação’, diz responsável pela obra

Estação Varginha
Estação Varginha (iTechdrones)

A entrega da estação Varginha da Linha 9-Esmeralda pode estar próxima, de acordo com o relato de uma executiva da empresa responsável pela obra.

Segundo ela, a nova estação está em “fase final de pré operação”, passando por um check-list antes da entrega à CPTM, que coordena o empreendimento, mas não vai operá-la, tarefa da concessionária ViaMobilidade.

As obras da futura estação se arrastam há vários anos e ganharam velocidade somente em tempos recentes. Porém, a inauguração acabou postergada em inúmeras ocasiões.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Área de estacionamento dos trens após Varginha
Área de estacionamento dos trens após Varginha (iTechdrones)

A gestão anterior prometia a operação assistida em 2022, mas o governo atual parece ter mudado de ideia e decidido concluir etapas deixadas de lado anteriormente.

Entre elas estão a conclusão da área de manobras ao sul e a construção da entrada oeste da estação, que não havia sido iniciada até pouco tempo atrás.

Esse trabalho prossegue, mas o acesso não deverá ficar pronto tão cedo. Já a extensão onde há um estacionamento de trens parecia perto de ser finalizada, o que já permitiria uma operação mais eficiente, mesmo que assistida.

Acréscimo de 1,8 km de trilhos

Outro aspecto que pode ter influenciado na falta de pressa em abrir Varginha é a frota de trens da ViaMobilidade.

A empresa tem passado por problemas para gerir as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda enquanto recebe os 36 trens da Série 8900, encomendados junto à Alstom. As entregas estão na reta final, mas é preciso comissionar as composições.

Estação Varginha e o terminal ao fundo
Concepção artística da estação Varginha e o terminal de ônibus ao fundo (Oficina do Desenho)

Com trens suficientes, a inaugução de Varginha poderia ser feita com mais tranquilidade. A concessionária também realizou obras na subestação de Dutra, que deve fornecer mais energia ao sistema.

A abertura da estação Varginha acrescentará cerca de 1,8 km à rede sobre trilhos de São Paulo, que não cresce desde a inauguração de Vila Sônia e Jardim Colonial, em dezembro de 2021.

Depois dela, a malha metroferroviária provavelmente só deverá voltar a ser expandida no primeiro semestre de 2026, com a inauguração da Linha 17-Ouro,

Previous Post
Trem da Linha 5-Lilás

ViaMobilidade recebe multa de R$ 40 mil por descarrilamento na Linha 5-Lilás

Next Post
Tatuzão Sul no VSE Pacaembu (Redes sociais)

Linha 6: Tatuzão Sul chegará a estação Higienópolis-Mackenzie em questão de horas

Related Posts